A Ambitur.pt continua a dar-lhe a conhecer um pouco melhor os profissionais que trabalham no setor hoteleiro nacional. Hoje viemos conhecer Fábio Leonardo, atual chef executivo no DoubleTree by Hilton Lisbon – Fontana Park.
Atual cargo: Chef Executivo – DoubleTree by Hilton Lisbon – Fontana Park
Data de nascimento: 1 de abril de 1995
Local onde nasceu: Lisboa, Maternidade Alfredo da Costa
Formação: Curso Profissional de Cozinha e Pastelaria na EPHTL
1º emprego: Aprendiz de Restauração no centenário Café Canas, Campo de Ourique
Última função antes de assumir a atual: Chef Executivo na abertura do hotel Crowne Plaza Caparica Lisbon an IHG Hotel.
Qual o foco da sua função profissional: Poderia enumerar um conjunto de valências que considero importantes para a minha função profissional, mas gostava de salientar quatro em específico, que sem dúvida são fundamentais: Resiliência, Determinação, Criatividade e Consistência.
Ser resiliente é um valor muito importante na vida pessoal e em qualquer profissão, para com objetivos que nos proponhamos a atingir. O caminho nem sempre é claro, mas ao desistirmos na primeira adversidade, dificilmente chegamos ao propósito que traçámos. Neste ponto, entra a determinação. Sou da opinião de que, se não acreditarmos em nós e que vamos conseguir ultrapassar as adversidades que nos são propostas, ninguém o fará por nós. Acredito que o medo de falhar não deve, nem pode, superar a vontade de conseguir.
Quanto a criatividade, na minha função especificamente, é uma competência com um enorme peso. Trata-se de conseguir ver para lá do que é convencional ou formatado, pegando em pequenas ideias ou conceitos, de modo a desenvolver algo que de alguma forma seja diferente do standard, mas que ao mesmo tempo consiga ser direcionado para diferentes tipos de grupos/públicos alvo.
Uma das frases que acredito que me define enquanto profissional é: “Don´t think outside the box. Think like there is no box.”, e isto significa que se nunca pensarmos ou virmos as coisas por um prisma diferente, que esteja fora da nossa zona de conforto, dificilmente conseguiremos criar algo diferente ou inovador.
Por último, mas não menos importante – muito pelo contrário – existe um ponto que acaba por interligar todos os acima, sendo este, na minha opinião, o mais desafiante: A consistência. É indispensável para o sucesso de qualquer negócio, e no desempenho de qualquer função, esteja ela inserida em cargos chefia, ou não. Só com um nível de consistência rigoroso conseguimos atingir tudo aquilo a que nos propomos. Cabe-nos a nós, enquanto chefias, trabalhar estas polivalências junto das nossas equipas, para que a harmonia prevaleça.
O que mais privilegia, na vida e enquanto profissional: A empatia e a capacidade de nos unirmos verdadeiramente aos outros enquanto pessoas individuais. Embora seja aquela frase cliché, acredito que a união faz a força, tanto na vida pessoal como profissional. A união ajuda-nos a ultrapassar momentos ou situações menos positivas, enquanto a empatia nos permite colocar no lugar do outro. Todos temos uma historia, e é importante saber respeitar e celebrar as nossas diferenças.
Acredito que só conseguimos ser verdadeiramente completos com o que aprendemos junto daqueles que nos rodeiam. Que se todos tiverem oportunidade de crescer, vamos igualmente evoluir. E acima de tudo, que não existem pessoas boas ou más, mas sim, pessoas diferentes.