Quem é… Francisco Loureiro?

A rubrica “Quem é?” do Ambitur continua a dar-lhe a conhecer os profissionais do setor hoteleiro. Hoje é a vez de Francisco Loureiro, atual diretor geral do Porto Covo Praia Hotel & Spa. Anteriormente o profissional passou pelo Grupo Visabeira.

Atual cargo: Diretor Geral do Porto Covo Praia Hotel & Spa

Data de nascimento: 31 / 08 / 1975

Local onde nasceu: Viseu

Formação: Licenciatura em Gestão Hoteleira

1º emprego: Bagageiro no Montebelo Viseu Congress Hotel ( na abertura em Outubro de 1994 )

Última função antes de assumir a atual: Diretor Geral do Turismo Nacional na cadeia Montebelo Hotels & Resorts

Qual o foco da sua função profissional: Desde que decidi que a minha vida iria ser o Turismo e, nos últimos 20 anos, a gestão em particular, que o meu foco está no cliente e nas equipas que comigo colaboram e ajudam a levar por diante os projetos rumo aos objetivos traçados.

Uma das missões que mais gozo profissional me tem dado é a participação na abertura de unidades hoteleiras. Felizmente, tive o privilégio de me serem confiados alguns projetos nesse âmbito, no grupo empresarial a que estive desde sempre ligado.

Neste momento, a minha vida pessoal e profissional sofreu uma alteração, diria, quase radical. Para além da mudança de Viseu para Porto Covo, estou à frente de um projeto familiar que abracei desde início. Recordo que abrimos o hotel em meados de julho, tendo partido do zero. Ou seja, foi criar tudo de raiz, desde a construção física, desde admitir as equipas multidisciplinares, reunir fornecedores de tudo o que é necessário para o funcionamento de um hotel, apresentar a marca e o projeto…enfim, diria que tudo de A a Z.

Posso assegurar que a abertura e as primeiras semanas estão a exceder as melhores expectativas. Felizmente conseguimos criar uma equipa, para já com cerca de 50 colaboradores, que tem tudo para atingir a excelência. É essa uma das tarefas atuais. Fazer “crescer” os nossos funcionários para responderem, sempre e cada vez mais, de forma eficiente às exigências e necessidades dos nossos clientes. O Porto Covo Praia Hotel & Spa ainda está em regime de “soft opening” e por conseguinte, ainda temos áreas e serviços para abrir nas próximas semanas como seja o caso das salas de reuniões e eventos, que é uma das nossas grandes apostas para a época baixa, uma vez que somos, eminentemente, um hotel de praia.

O que mais privilegia, na vida e enquanto profissional: Quem me conhece bem sabe que tenho três paixões das quais jamais abrirei mão: a família, em primeiro lugar; o turismo e a hotelaria, logo a seguir e, talvez no mesmo patamar, viajar. Gosto imenso de viajar com duas perspetivas. Por um lado, conhecer novas realidades e culturas. Por outro, pela vertente profissional, ver o que de melhor se faz pelo mundo na área da hotelaria para comparar com o que nós fazemos e adaptar essas boas práticas. Ainda a nível profissional nada me dá mais prazer do que estar com os clientes, se possível logo ao pequeno-almoço, ouvir as suas opiniões, registar o que sentem com a experiência ao estarem connosco e aceitar sugestões de melhoria, entre outros aspetos.

Como líder da equipa (que pretendemos continuar a crescer em número de profissionais), tenho o foco diário de proporcionar as melhores condições, a todos os níveis, para ver colaboradores motivados, felizes e realizados com o que fazem. Temos uma equipa de gente jovem com vontade em agarrar todas as oportunidades e em satisfazer, o melhor possível, os nossos clientes, pois são eles a razão da nossa existência.