Quem é… Francisco Moraes?

A rubrica da Ambitur “Quem é?” dá-lhe a conhecer melhor os profissionais da hotelaria em Portugal. Hoje é a vez de Francisco Moraes, atual diretor de Operações Cluster do Grupo Accor, do Novotel e Mercure Lisboa. Anteriormente passou por grupos como o Vigia Resorts, Starwood Hotels ou os Hotéis Heritage Lisboa.

Atual cargo: Diretor de Operações Cluster – Novotel e Mercure Lisboa – Grupo Accor

Data de nascimento: 15 de abril de 1988

Local onde nasceu: Porto

Formação: Licenciado em Gestão e Administração Hoteleira na ESEIG (Atual ESHT), Vila do Conde. Especialização em Revenue Management com nível RM PRO da Accor Academie, Paris (2015).

1º emprego: Treinador de Ténis, Toda a Prova – Porto (2005 a 2007). Em hotelaria, Accounts Controller na Vigia Resorts, Parque da Floresta – Vila do Bispo, Algarve (2010)

Última função antes de assumir a atual: Director of Revenue Management – Alwadi Hotel Doha – MGallery Collection, Qatar – Grupo Accor.

Qual o foco da sua função profissional: Claramente, o foco não poderia deixar de ser as nossas equipas. A grande prioridade, para mim, é contribuir para que as equipas se sintam apoiadas, valorizadas e preparadas para entregarmos o melhor serviço possível. É fundamental que as equipas sintam que existe um bom ambiente de trabalho, que se divirtam e cresçam com vontade de vir trabalhar todos os dias. Tem sido um desafio interessante recuperar e reinventar as estruturas após um período de pandemia que nos trouxe desafios nunca antes experimentados. Com a forte recuperação do mercado de lazer, o fundamental, até hoje, foi garantir que estaríamos preparados a todos os níveis para satisfazermos todos os clientes que visitam os nossos hotéis.

O que mais privilegia, na vida e enquanto profissional: Sobretudo e, uma vez mais, as pessoas. O maior e melhor investimento que podemos fazer é nas pessoas, as que nos guiam e as que nós guiamos. É fundamental criar confiança e contribuir para que as pessoas acreditem no que estamos a fazer, atingindo os objetivos e metas que temos no dia a dia. A positividade, boa atitude, confiança e bom senso são chaves para liderar equipas, rodeando-nos de pessoas que, em conjunto, façam muito melhor do que cada um por si. Isto vale tanto para a nossa vida pessoal como para a nossa vida profissional. Para mim, é ainda fundamental ter a base familiar que tenho, sendo esse o pilar mais importante para um dia a dia de sucesso.