Ambitur.pt dá-lhe hoje a conhecer melhor João Vieira, que é diretor geral do Hilton Cabo Verde desde dezembro do ano passado. O profissional já passou por cadeias hoteleiras como a Meeting Point Hotels ou a RIU Hotels & Resorts.
Atual cargo: General Manager | Hilton Cabo Verde
Data de nascimento: 13/04/1984
Local onde nasceu: Porto | Portugal
Formação: Master Hospitality Tourism | Cornell University
1º emprego: Steward
Última função antes de assumir a atual: General Manager | MP Hotels ( Croácia )
Qual o foco da sua função profissional: Atualmente o turismo tem uma tendência de “metamorfose” devido ao período de Covid. Está numa fase restruturação a níveis de requisitos pós pandemia.
O principal foco é reter o Talento e desenvolvê-lo. Este período é marcante para consolidar os excelentes companheiros e proporcionar uma inclusão laboral assim como um programa de desenvolvimento de carreira consistente que, de igual maneira, possa consolidar as suas bases e fazer brilhar o seu talento . Acredito que, muitas vezes, as pessoas não brilham por falta de oportunidades ou de chances. A inclusão, juntamente com diversidade e o plano de desenvolvimento, é a chave para que o turismo de excelência consiga ter um serviço de excelência.
Em termos comerciais tento dar prioridade ao market share por vários fatores estratégicos e financeiros que ajudam, por outro lado, os fatores de posição de mercado.
O que mais privilegia, na vida e enquanto profissional: Sem a menor dúvida a nível profissional encontrar um “cliente repetitive” é o que realmente me fascina. Porque, afinal de contas, todos vendemos um pouco do mesmo, camas , praia .. mas as pessoas é que fazem o turismo, o sorriso sincero não tem preço.
A nível pessoal, viajar é um privilégio imenso, ter contacto com outras culturas, trabalhar em outros países (11 até agora..), a possibilidade de aprender tanto e ver o mundo global de uma maneira bem diferente do que aquele que aparece muitas vezes nas televisões. As culturas são fascinantes. A gastronomia é imensamente deslumbrante, desde as praias deslumbrastes de Cabo Verde aos vinhos da Croácia, ao chá de Omã, ou às mangas da Gambia. Basicamente não importa a quantidade de oportunidades de privilégio mas sim a qualidade.