Quem é… Joaquim de Sousa?

by Inês Gromicho | 13 Maio 2022 14:12

Ambitur.pt continua a dar-lhe a conhecer os profissionais do setor da hotelaria nacional. Saiba quem é Joaquim de Sousa, diretor do Hotel do Caracol, nos Açores.

Atual cargo: Diretor Geral

Data de nascimento: 27 de Abril de 1965

Local onde nasceu: Penafiel

Formação:
Gestão Hoteleira (EHTP) 1991
Informação Turística (IPV/ESTGL) 2009
Estudos Avançados em Gestão (UTAD) 2011
Especialista em Hotelaria e Restauração (ESEIG/IPP) 2016
Doutorando em Ciências Económicas e Empresariais ( UAC) 2021

1º emprego: Rececionista / Night Auditor

Última função antes de assumir a atual: Hotel Manager em Navio-Hotel

Qual o foco da sua função profissional: O foco da minha função profissional é trabalhar para que no fim do dia, todos os que estão ligados a mim, de alguma forma, se sintam apoiados e que vale a pena estar juntos. Ser diretor de hotel implica ser uma variedade muito grande de lados da pedra angular que tento ser. Ter o foco no cliente (externo) que é o vetor que deixa a rentabilidade do negócio. Por outro lado, ter o cliente interno também satisfeito, vive connosco e apoia-se tantas vezes na estrutura para quem trabalha e que ao mesmo tempo nos dá o que de melhor tem. Ter o foco no investidor (a nossa Administração) que se apoia no diretor do hotel, e ao mesmo tempo me apoia, para atingirmos o GOP que nos propusemos atingir. Ter o foco na comunidade local, que vem ao Hotel, criando-se assim uma simbiose fundamental para o dia a dia do Hotel. O Hotel não pode ser uma ilha e é cada mais importante que o local se identifique com o Hotel e vice-versa. Em resumo, ter o foco no capital humano e na sua interação diversa. Ser agente da felicidade!

O que mais privilegia, na vida e enquanto profissional: Privilegio a família pessoal e a família profissional. Vivemos em várias dimensões e duas dessas dimensões são a pessoal e a profissional. Por isso tento viver com a consciência que estou a ser um elemento agregador, que crio mais-valias para quem está comigo; que estou a construir relações profissionais e pessoais que me façam chegar ao fim de cada dia com um espirito positivo e feliz. Cada vez mais privilegio a paz e a tranquilidade para ser ponte de saber e de entre ajuda para quem me rodeia.

Source URL: https://www.ambitur.pt/quem-e-joaquim-de-sousa/