Quem são os novos turistas?

Mais jovens e solteiros, por um lado, e os seniores cada vez mais ativos – quem o diz é o fundador e presidente do Instituto de Planeamento e Desenvolvimento do Turismo (IPDT), António Jorge Costa, sobre o novo perfil dos turistas que chegam a Portugal.

O responsável, que falava no 5.º Fórum “Vê Portugal”, na Guarda, referindo-se às novas tendências da procura turística, acrescenta que esta nova vaga de visitantes traz, porém, novos desafios. O turista de hoje tem um “conjunto de caraterísticas que deveremos ter em conta ao desenvolver produtos e ofertas”: ele “informa-se, procura e compara preços”. Entidades que se aproveitem deste boom para aumentar preços e que não tragam valor acrescentado no produto que comercializam serão penalizadas, avisa, sublinhando que a fidelização hoje não deve ser estudada como nos anos 80..

Para António Jorge Costa, o turista senior revela-se cada vez mais interessante para a atividade turística “pelo tempo, formação e disponibilidade de renda para gastar”. “Temos de criar condições para consolidar esse mercado”, considera.

Por outro lado, segundo dados da IPDT, António Jorge Costa afirma que 76% dos jovens, sobretudo a geração dos millennials [nascidos entre 1980 e 1995], baseiam a escolha dos destinos através da recomendação de amigos ou familiares, 85% pesquisam vários sites antes de reservar à procura do melhor negócio e 49% realizam a compra através de dispositivos móveis. Mais de metade (60%) revela que paga para ter Wi-Fi durante o voo.

O fundador e presidente do IPDT disse ainda que o crescimento que se verifica em Lisboa, Porto ou Faro não é o mesmo dos destinos do Interior. A criação de ofertas complementares diferenciadores é o principal fator de atração, defende, alertando para a necessidade de se conhecer o perfil do visitante, adaptando o produto às tendências de consumo.

O 5.º Fórum de Turismo Interno “Vê Portugal”, organizado pela Turismo Centro de Portugal em parceria com a Câmara Municipal de Guarda, realizou-se entre 7 e 8 de maio, no Teatro Municipal da Guarda, para debater a importância do mercado interno para o destino Portugal.

Leia mais: 
– “Não é uma opção”: Portugal e Espanha estão cada vez mais ligados no turismo
– Pedro Machado recandidata-te a último mandato à frente da TCP
– Fórum “Vê Portugal” com maior adesão de sempre na Guarda

*A Ambitur esteve no 5.º Fórum de Turismo Interno “Vê Portugal”, na Guarda, a convite da Turismo Centro de Portugal.