“Queremos trabalhar com as companhias que encontrem motivos para viajar para o Porto e Norte”

“Estamos a cumprir com aquilo que temos dito: trabalhar com aqueles que querem trabalhar com o Porto e Norte”.  Foi assim que Luís Pedro Martins, presidente do Turismo do Porto e Norte de Portugal, felicitou a aposta da easyJet na região Norte, depois da companhia low-cost britânica ter anunciado dois novos aviões e três novas rotas: (Porto – Porto Santo, na Madeira; Porto – Madrid, Espanha e Porto – Colónia, na Alemanha). 

O dirigente, que falava aos jornalistas na manhã desta quinta-feira, 3 de fevereiro, sublinhou a importância do anúncio da easyJet, para o turismo e para todas atividades da região. A aposta da easyJet é justificada pelo facto de a companhia encontrar oportunidades na região e por existirem mercados a querer viajar para a cidade. Além disso, o Porto “tem grande diversidade de produtos turísticos”, uma “oferta hoteleira muito diversificada nas suas experiências” e é uma região que não tem problemas com infraestruturas: “Tem um aeroporto que é sistematicamente premiado”, sublinha. 

Tudo isto traduz-se em “acreditar” na retoma: “Queremos trabalhar com as companhias que encontrem motivos para viajar para o Porto e Norte”. Mas o presidente do TPNP não deixou de sublinhar os desafios que merecem respostas urgentes, referindo a necessidade de um “aumento das verbas para o Turismo de Portugal e para as regiões”. Para Luís Pedro Martins, é essencial “trabalhar cada vez mais a promoção externa e a  conectividade aérea” do país. 

Focando-se no anúncio da easyJet, o dirigente frisou que “hoje é um dia feliz para o Porto e Norte” e que existem razões para estar positivo quando ao futuro: “Se estas companhias acreditam no território, temos todas as razões para acreditar que, em finais de 2022 e inícios de 2023, vamos conseguir contrariar as análises que são feitas sobre o setor”, até porque “as mesmas enganaram-se em 2008, quando indicavam que precisávamos de 10 anos para recuperar algo que, em um ano e meio, fizemos”.

A easyJet anunciou esta quinta-feira, 3 de fevereiro, na Biblioteca de Serralves, no Porto, novos investimentos no Aeroporto Francisco Sá Carneiro com ao aumento da frota em mais dois aviões e a criação de três novas rotas a partir do Porto: Porto Santo (Madeira, Portugal), Colónia (Alemanha) e Madrid (Espanha), aumentando, assim, a capacidade nas rotas existentes com mais de 350 mil lugares.