Quinta de Santa Cristina é o melhor destino de enoturismo de 2017

A Quinta de Santa Cristina foi distinguida pela associação internacional “Great Wine Capitals”, com o prémio “Best of Wine Tourism 2017”, a nível nacional, na categoria Experiências Inovadoras de Enoturismo.

Situada em Celorico de Basto, a Quinta de Santa Cristina faz parte da Região Demarcada dos Vinhos Verdes, usufruindo de uma envolvente única entre as serras do Marão e Alvão.

A adega alia a modernidade à tradição, com um design atual, integrado na paisagem, sem descurar elementos tradicionais como a pipa de vinho, que em formato estilizado serve de entrada para a adega, ou o lagar de pedra onde ainda se realiza a tradicional pisa a pé.

Na Quinta de Santa Cristina, os visitantes podem usufruir de experiências que permitem o contacto direto com o mundo do vinho verde, a natureza e a gastronomia local. Atualmente, mediante marcação antecipada, é possível realizar visitas guiadas às vinhas e adega, provas de vinhos ou espumantes, piqueniques, percursos pedestres ou plantar a sua própria videira.

Para Liliana Pereira, responsável de enoturismo na Quinta de Santa Cristina, é “uma honra receber esta distinção tão relevante para o enoturismo”, destacando que “contribuirá para aumentar a notoriedade e reforçar a posição da região demarcada do Vinho Verde” no panorama dos turismo de vinhos português, atraindo mais visitantes.

A Rede de Capitais de Grandes Vinhedos – “Great Wine Capitals”, associação que reúne atualmente dez regiões vitivinícolas do mundo, criou em 2003 os prémios Best Of Wine Tourism, que têm vindo a adquirir um grande reconhecimento internacional no sector dos vinhos e do enoturismo.

A cerimónia dos prémios que visam distinguir a excelência e as melhores práticas em enoturismo, em sete categorias diferentes, decorreu no Mosteiro São Bento da Vitória, no dia 10 de novembro, no Porto no sob o tema Wine and Nature.