RAVT com mais balcões e aumento de vendas em 2017

A RAVT, que esteve este fim-de-semana reunida na sua XIII Convenção, em Ílhavo, teve um ano de 2017 bastante positivo, com crescimento em número de balcões e da produção, que subiu mais de 15% face ao ano anterior, atingindo um total de vendas superior a 60 milhões de euros, apenas dos fornecedores contratados pela Rede de Agências de Viagens Independentes.

Conforme refere em comunicado, o TOP de vendas dos destinos a nível de Sol e Praia foram as Caraíbas, Cabo Verde, Algarve, Ilhas Espanholas e Sul de Espanha. Seguem-se os city breaks na Europa, com muita hotelaria e incremento das low cost, os cruzeiros, Circuitos Europeus, Longas Viagens (Luas-de-Mel, Tailândia, S. Tomé e Dubai) e parques temáticos. De acordo com a RAVT, verificou-se um aumento das viagens de longo curso, com viagens mais longas e com mais noites, o que originou uma maior rentabilidade.

A acompanhar as vendas a RAVT aponta os principais operadores turísticos como a Soltour, Solférias, Soltrópico, Nortravel, Veturis, Ávoris, YourHotels, Marsol, Travelplan e Easybookings.

Apesar de reconhecer um “ano terrível com demasiads irregularidades” devido a catástrofes naturais, atentados, greves, falência de LCC, o que “originou um ano cheio de stress”, a RAVT aponta, na mesma nota, para “mais dedicação, mais motivação devido a maior procura, procura essa muito mais antecipada”.

Para este ano, as previsões da Rede de Agências de Viagens Independentes estima “um ano semelhante embora com um acréscimo de trabalho devido a novos procedimentos necessários com novas formas de agir”. A RAVT afirma esperar um acréscimo de valores dos produtos devido a várias projeções avançadas internacionalmente “não só com o suposto aumento de combustível esperado, valores de hotelaria e aviação a
aumentarem, mais custos inerentes a maiores proteções aos clientes, mais encargos nas agências de viagens que acabarão a ser passados para o cliente final”, frisa no comunicado.

XIII Convenção supera expectativas

A XIII Convenção da RAVT, que decorreu dia 14 de abril, no Montebelo Vista teve “um feedback muito positivo, quer da parte das agências, quer dos parceiros, tendo superado as expectativas de todos”, refere na mesma nota. E adianta que “as agências sairam mais calmas, mais esclarecidas, mais organizadas e preparadas neste momento para cumprirem todas as novas obrigações legais de PCI, RGPD, Reso 890, da Iata, de direcionamento de vendas e cuidados a ter”.

Esta convenção contou com um total de 132 participantes, 70 dos quais agentes de viagens.

Em debate estiveram temas como os movimentos da rede, produção e objetivos atingidos em 2017. A RAVT aproveitou a ocasião para expor os resultados da análise da própria Rede (Sede e Agências), Novos Acordos e direcionamento de vendas. Apresentou-se ainda o novo site RAVT com nova Intranet, e debateram-se outros temas como PCI DSS, RGPD, Reso 890 IATA, Nova Lei das Agências de Viagens, Seguros, NDC, entre outros assuntos internos.