Real Hotels: “Todas as opções de diversificação são exploradas e o instinto de sobrevivência esta mais forte do que nunca”

Há mais de um ano que o setor do turismo, e a hotelaria em concreto, se depara com as consequências da pandemia da Covid-19 mas, para Eurico Almeida, CEO e administrador do Real Hotels Group, a chave do sucesso continua a ser a mesma: “oferecer a melhor experiência possível ao cliente para que ele não só volte, como recomende os nossos hotéis/experiências”. Neste momento, o gestor admite à Ambitur.pt que o esforço de comunicação deste grupo hoteleiro está essencialmente dirigido para os clientes que já conhecem as suas unidades, embora adiante que a captação de novos clientes não pode ser esquecida. Sendo o sentimento de segurança essencial no atual contexto pandémico, o responsável explica que a cadeia hoteleira desenvolveu uma campanha que irá decorrer durante os feriados de junho, nos hotéis do Algarve, onde todos os hóspedes terão acesso a um teste rápido de despiste de Covid-19, na altura do check-in.

Entre confinamentos e restrições à mobilidade, os hotéis viram-se restringidos de poderem oferecer muitos serviços e Eurico Almeida reconhece que, apesar destes constrangimentos, um hotel continua a ser um hotel mesmo sem ter todos os espaços em pleno funcionamento. “Mas não é este hotel que nos interessa”, frisa. E acrescenta: “O nosso objetivo é proporcionar experiências inesquecíveis, e para isso é necessário mais do que apenas a dormida”.

O CEO do Real Hotels Group indica ainda que a pandemia também trouxe uma busca por novos serviços ou produtos que, tradicionalmente, não eram oferecidos por hotéis, e que passaram a ser, tais como o take-away ou a reserva de quartos para teletrabalho. “Todas as opções de diversificação são exploradas e o instinto de sobrevivência está mais forte do que nunca”, garante Eurico Almeida. Mas neste grupo não houve uma aposta no coworking pois “sentimos que seria contrassenso quando o que o governo pedia e pede é o recolhimento e o teletrabalho”. Apostou assim noutros produtos como levar o Spa para o exterior, explorar o produto piscina para o cliente passante e exponenciar F&B em outdoors.

Quanto a investimentos, nos últimos meses os Hotéis Real receberam novos sistemas de informação com vista à melhoria dos serviços ao cliente. Além disso, os cinco estrelas do grupo vão sofrer obras de remodelação, e já estão a ser feitos os respetivos projetos de design interior.

No que diz respeito aos recursos humanos, também houve uma aposta na melhoria, através de cursos e webinars. “A ideia é sempre a preparação dos nossos recursos humanos para lidarem com a situação que vivemos no presente, que era algo desconhecido para todos, e para a correta gestão da sua função na retoma que está para chegar”, clarifica Eurico Almeida.

Já quanto à retoma, com a vacinação a avançar, a nível nacional e mundial, ela irá acontecer, “sem dúvida, nos próximos meses”, confia o responsável. E indica que, olhando para 2020, assistiu-se a uma ligeira retoma o verão e o Real Hotels Group acredita que o mesmo irá acontecer este ano. “As expectativas que temos para os próximos tempos passam pela mais forte procura pelo consumidor nacional, e especialmente para o Algarve, como aliás já se verificou no ano passado, e uma recuperação progressiva de procura pelo mercado internacional, embora mais lenta”, remata o responsável.