#Realidadedasempresas: “O relacionamento com o cliente é mais direto e flexível do que nunca”

Numa altura em que muitas empresas, hotéis e restaurantes começam a reabrir, Ambitur.pt quis saber quais os planos que têm para esta “nova normalidade” e quais as maiores dificuldades que terão de enfrentar. Gustavo Cavallaro, diretor geral do Hotel ExpoAstória, acredita que estão reunidas as condições necessárias para reabrir a unidade, o mais tardar, em setembro deste ano. Apontando para um cenário otimista, o responsável prevê um volume de negócios aceitável a partir do verão de 2021, “embora sem termo de comparação ao que nos habituámos nos últimos anos”.

Sem dúvida que “o maior desafio da retoma passará essencialmente pelo abrandamento da procura” provocado por vários fatores, entre os quais as restrições aéreas; os receios em viajar por parte dos turistas, sobretudo para fora do seu país; o evitar cidades, locais ou espaços com maior tendência para aglomerados de pessoas (transportes públicos, monumentos, entre outros), e ainda a situação financeira de muitas famílias. “Tudo isto ao mesmo tempo que a oferta em Lisboa se irá manter, tornando-se este outro desafio consequente”, recorda Gustavo Cavallaro.

Neste momento, aquilo que o diretor geral do Hotel ExpoAstória considera fundamental é conhecer os apoios definidos pelo Governo para o setor do turismo, para poder antecipar e atravessar a fase de retoma, nomeadamente a possibilidade de prolongamento do lay-off “para continuar a garantir os postos de trabalho enquanto o mercado de recompõe em mínimos aceitáveis que permitam a abertura sustentável do negócio”.

No que diz respeito ao cliente, Gustavo Cavallaro reconhece que, neste momento, “é necessária uma relação mais próxima, através de um contacto mais humano e célere, transmitindo confiança e segurança”. E adianta: “O relacionamento com o cliente é mais direto e flexível do que nunca”. Por outro lado, a flexibilização das condições de reserva e os procedimentos de limpeza e higienização “assumem um papel preponderante na decisão de compra” e têm por isso de “ser transmitidos desde logo e com transparência ao cliente”.

Para que nada falte na hora da reabertura, o Hotel ExpoAstória irá implementar novas políticas e procedimentos rigorosos de higiene e segurança com vista ao bem-estar e proteção constantes de clientes e colaboradores. Além disso, assume como essencial comunicar com clareza o que for feito nesse sentido para ajudar à comercialização do produto.

Respeitando todas as medidas preventivas e limitações necessárias, iremos tentar ainda assim não perder o lado humano do nosso serviço que é um dos pontos fortes do nosso hotel. Dessa forma, esperamos que o cliente se sinta bem e seguro e que, consequentemente, regresse numa próxima ocasião e/ou que, pelo menos, passe a palavra do nosso Hotel a outros.