Rebeca Ávila torna-se diretora de Responsabilidade Social Corporativa da AccorHotels para a Europa do Sul

by Rita Inácio | 9 Janeiro 2019 12:20

Rebeca Ávila, diretora de comunicação da AccorHotels Espanha e Portugal, acaba de ser nomeada pelo Grupo AccorHotels VP Sustainable Development Southern Europe (diretora de Responsabilidade Social Corporativa para a Europa do Sul), o que representa um perímetro de 2000 hotéis em França, Espanha e Portugal.

“Estamos num momento decisivo em que questões relacionadas com o meio ambiente, sustentabilidade e responsabilidade social corporativa, especialmente no setor de turismo, estão a assumir um papel decisivo, pois são um fator cada vez mais importante na decisão de compra. Em AccorHotels, a RSC faz parte do nosso ADN e cultura empresarial. O programa de ações, tanto ambientais como sociais, que os hotéis têm vindo a desenvolver há vários anos dentro do marco do reconhecido Programa de Desenvolvimento Sustentável Planet 21 – Acting Here é muito abrangente, e trabalharei para dar-lhe a visibilidade que merece”, disse Rebeca Ávila.

Graduada em Jornalismo pela Universidade de Sevilha, possui um Executive MBA em Gestão de Negócios Turísticos pelo Instituto de Empresa, um Executive MBA em Gestão Empresarial de Moda e Beleza pela Esden Business School e um Master em Protocolo e Organização de Eventos pela Confederação de Empresários na Andaluzia.

Antes da sua entrada no Grupo AccorHotels, trabalhou no Gabinete de imprensa e relações públicas do Parlamento Europeu e na Vodafone, e trabalhou como jornalista em diferentes meios de comunicação (imprensa, rádio e televisão).

A sua carreira em AccorHotels iniciou-se em Espanha em 2002, como Relações Públicas no Novotel Sevilha Marqués de Nervión e posteriormente nas aberturas de Novotel em Espanha. Coincidindo com o início da expansão do grupo no país, foi nomeada Diretora de Comunicação para Espanha, criando o departamento e contribuindo, graças à visibilidade na imprensa, para a notoriedade das marcas hoteleiras. Em 2014, foi nomeada Diretora de Comunicação da AccorHotels para a Península Ibérica.

A sua experiência em comunicação e visibilidade dos projetos a que se dedica, o domínio do francês e sensibilidade às questões ambientais e sociais foram fatores determinantes para agora adicionar às suas responsabilidades a liderança de todas as ações RSC numa zona particularmente importante para o Grupo, como o Sul da Europa, incluindo a França, o país mais importante em tamanho e presença das marcas AccorHotels em Espanha e Portugal.

Uma pessoa comprometida

Rebeca é uma pessoa comprometida e sensível às questões sociais, especialmente as relativas às mulheres. Foi a principal impulsionadora do lançamento da rede de mulheres em AccorHotels, a WAAG, atualmente convertida numa rede para a diversidade, sob o nome Riise, que lidera na Europa do sul. Impulsionou, a partir da área de comunicação, a visibilidade ao movimento #HeForShe em que a AccorHotels participa. Também promoveu vários projetos de Solidarity by AccorHotels com a Cruz Vermelha e a Associação Entre Mulheres, que visam ajudar a capacitar as mulheres em situação de vulnerabilidade.

É membro do Conselho de Administração da Mujeres Avenir, a Associação para a Amizade Franco-Espanhola, que trabalha para dar voz às mulheres e contribuir para a igualdade em todas as áreas, graças ao apoio da Embaixada da França em Espanha, do Consulado Geral da França em Madrid e do Ministério da Igualdade em Espanha.

Source URL: https://www.ambitur.pt/rebeca-avila-torna-se-diretora-de-responsabilidade-social-corporativa-da-accorhotels-para-a-europa-do-sul/