Receitas turísticas crescem 13,9% no primeiro semestre

As receitas da atividade turística continuam a crescer de forma sustentada. No primeiro semestre de 2018, as receitas turísticas cresceram 13,9%, de acordo com os dados divulgados esta manhã pelo Banco de Portugal, ascendendo a cerca de 7 mil milhões de euros.

Em junho, as receitas subiram 13,6% face ao mesmo mês de 2017, para 1,43 mil milhões de euros.

As subidas mais expressivas nas receitas turísticas verificaram-se em meses que são tradicionalmente menos turísticos: março (+20,3%), maio (+19,5%) e fevereiro (+16,1%).

Este aumento das receitas reflete um alargamento da atividade turística ao longo do ano e a diversificação de mercados, que constituem prioridades da Estratégia para o Turismo 2027.

Nos primeiros seis meses de 2018, os mercados que mais cresceram foram Irlanda (+33,7%), Itália (+20,6%), EUA (+18,5%) e Bélgica (+17,2%).

Mantêm-se crescimentos expressivos nas receitas dos quatro principais mercados, com destaque para França (+19%) e Alemanha (+16,8%).

Destaca-se também o crescimento de 11,9% das receitas do Reino Unido.

Particularmente significativo é o facto de as receitas turísticas em Portugal estarem a crescer 5 vezes mais do que o ritmo do crescimento do número de hóspedes.

No primeiro semestre, o número de hóspedes cresceu 2,6% para 9,6 milhões e as dormidas subiram 0,5% para 25,4 milhões. Os proveitos totais do turismo avançaram 8,9% para 1.510 milhões de euros. Os passageiros desembarcados nos aeroportos cresceram 9%, para 12,8 milhões.

O saldo da balança turística no primeiro semestre do ano foi superior a 4.600 milhões de euros, uma subida de 17,3% face ao valor registado nos primeiros seis meses de 2017.

Para a Secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho, “estes números mostram que o Turismo continua a crescer ao longo de todo o ano, e particularmente que estamos a conseguir crescer a um ritmo muito superior em termos de receitas, o que demonstra que estamos a crescer em valor, conseguindo atrair turistas que gastam mais. Portugal está cada vez mais a afirmar-se pela qualidade e diversidade da oferta e por ser um destino para todo o ano”.