Receitas turísticas crescem mais mil milhões em 2016

Receitas turísticas crescem mais mil milhões em 2016

Em outubro, e de acordo com o Banco de Portugal, as Receitas Turísticas em Portugal cresceram 16,8%, atingindo os 1,3 mil milhões de euros este mês.

Entre Janeiro e Outubro de 2016, as Receitas Turísticas em Portugal chegaram aos 11 mil milhões de euros, representando um crescimento de 10,3%, face ao período homólogo.

Os dados divulgados confirmam ainda que os turistas estrangeiros estão a gastar cada vez mais em Portugal. Para este período contabilizado, em 2016 os turistas deixaram diariamente em Portugal 36 milhões de euros, o que representa mais quatro milhões de euros dos gastos diários de igual período do ano passado. Relativamente a Outubro, tradicionalmente um mês de menor atividade, em 2016, foi o quarto melhor mês até ao momento.

Até Outubro, e de acordo com o INE – Instituto Nacional de Estatística, Portugal já teve este ano mais 4 milhões de dormidas do que em 2015 e 50% deste crescimento verificou-se fora dos meses da época alta. Ainda que se observe um crescimento generalizado, o destaque vai para os Açores (+30%), Madeira (+20%), Alentejo (17%), Norte e Centro (+13%).

Números que para a Secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho, “resultam da forte aposta realizada na captação de novas rotas aéreas e operações turísticas ao longo do ano e no aumento atratividade do destino Portugal”.

“Só este ano Portugal captou 64 novas operações aéreas, aumentando a oferta em 750 mil lugares, em particular fora da época alta. Ao mesmo tempo, apostámos em aumentar a atratividade do destino Portugal, diversificando produtos e dinamizando a oferta turística ao longo de todo o ano, nomeadamente através da captação de eventos”, refere a Secretária de Estado do Turismo.

Para Ana Mendes Godinho estas são apostas a manter em 2017, a par de um aumento da qualificação e valorização das pessoas que trabalham no turismo, da inovação e de uma promoção cada vez mais focada nos mercados internacionais. “Garantir que comunicamos diretamente para cada um dos mercados está a permitir conquistar novos públicos, como são exemplo os EUA e a Polónia, onde crescemos 20% desde o início do ano, ou a Holanda, onde estamos a crescer perto de 13%. Estes números são o resultado do forte empenho e dedicação de todos os que trabalham no turismo”.

Além de estar a conquistar novos mercados, Portugal está ainda a conseguir registar crescimentos expressivos nos seus mercados tradicionais, como França (+17,9%), Reino Unido (+9,5%) e Espanha (+ 9,2%).