Região Centro é o destino preferido da ECTAA em 2017

A região Centro de Portugal foi a selecionada para ser, no próximo ano, o destino preferido da Confederação Europeia das Associações de Agências de Viagens e Operadores Turísticos Europeus (ECTAA). O anúncio foi feito hoje na Biblioteca Joanina da Universidade de Coimbra, numa conferência que contou com a presença de Pedro Machado, presidente da Turismo do Centro, Pedro Costa Ferreira, presidente da APAVT e vice-presidente da ECTAA, Merike Hallik, presidente da ECTAA e Michel de Blust, secretário-geral da ECTAA, e no qual foi assinado o protocolo de cooperação entre as entidades.

 
Na ocasião, Pedro Costa Ferreira explicou que, sendo o destino preferido da ECTAA em 2017, a região Centro “estará presente em todo o material” que a associação difundir para as cerca de 80 mil agências de viagens e operadores turísticos euroepeus que representa. “Como Michel de Blust costuma dizer, este programa é a abertura de um escritório em Bruxelas que representa 31 mercados, que está disponível e que quer trabalhar mais próximo com esta região”, afirmou o responsável, dando conta que, neste âmbito, a cidade de Coimbra será palco, em maio de 2017, de um dos encontros anuais da associação. Dando conta que “este será um momento” que trará “visibilidade” à cidade e à região, Pedro Costa Ferreira lembra que esta é uma realidade que deverá trazer, em anos posteriores, novos eventos à região. “Terá um efeito multiplicador ao longo dos próximos anos”, afirmou.

 
Para Pedro Machado, presidente da Turismo do Centro, este é um acontecimento de grande importância para a região. “Acredito que hoje podemos estar a virar uma página na afirmação do Centro de Portugal”, afirmou. Ser o destino preferido da ECTAA em 2017 tem uma “relevância muito importante para o Centro e que vai para além daquilo que eu hoje posso vislumbrar”.

 
Também Merike Hallik, presidente da ECTAA se mostrou bastante satisfeita com a assinatura deste protocolo. Dando Coimbra como exemplo, a responsável afirmou que é objetivo deste programa dar a conhecer muita da oferta da região que não é conhecida para além do sol e praia. A gastronomia e vinhos e a cultura que se pode encontrar nesta cidade universitária são alguns dos exemplos capazes de atrair vários segmentos, desde as famílias, aos turistas individuais ou de MICE, explicou.

 
No âmbito deste protocolo, a Entidade Regional Turismo Centro de terá ainda presença assegurada nas suas reuniões bianuais, acesso privilegiado às instituições europeias e a todas as associações de agentes de viagens e operadores turísticos da Europa.

 
A ECTAA integra as associações nacionais de agentes de viagens e operadores turísticos de 27 Estados-membro da União Europeia, dois Estados-Candidatos e da Suíça e Noruega, que no seu conjunto representam mais de de 80.000 agências de viagens e operadores turísticos.

Raquel Pedrosa Loureiro