Reguengos de Monsaraz celebra Dia Europeu do enoturismo em novembro

Reguengos de Monsaraz celebra Dia Europeu do enoturismo em novembro

Categoria Eventos, Explore

Reguengos de Monsaraz, Cidade Europeia do Vinho 2015, vai comemorar o Dia Europeu do Enoturismo nos dias 1, 8 e 14 de novembro com passeios de cicloturismo e de automóveis clássicos, um rally paper, provas de vinhos e a apresentação do livro “Reguengos de Monsaraz – a vinha e o vinho”.

Cidade Europeia do VInho 2015 (16)O 1º Passeio de Cicloturismo da Casa do Benfica de Reguengos de Monsaraz vai decorrer no dia 1 de novembro, a partir das 8h, integrando uma visita ao enoturismo da CARMIM – Cooperativa Agrícola de Reguengos de Monsaraz. No dia 8 de novembro, pelas 14h, o operador turístico About Dreams e o Município de Reguengos de Monsaraz vão organizar o Rally Paper “Alentejo com olhos de ver e boca de provar”, uma prova que vai englobar paisagens únicas juntamente com perguntas e resolução de tarefas.

No mesmo dia, às 16h, a escritora Gabriela Carvalho vai apresentar o livro “Reguengos de Monsaraz – a vinha e o vinho”, da Editora Althum, na Biblioteca Municipal de Reguengos de Monsaraz. Também neste local, pelas 17h30, o Espaço Vinho com Arte vai receber a cerimónia de entrega de prémios do rally paper, que será acompanhada de Cante Alentejano e de provas dos vinhos oficiais da Cidade Europeia do Vinho 2015.

As comemorações do Dia Europeu do Enoturismo terminam no dia 14 de novembro com a realização da primeira edição do Passeio de Automóveis Clássicos – Rota dos Vinhos, organizado pela Secção de Motorismo da Sociedade Artística Reguenguense.

O Dia Europeu do Enoturismo é comemorado desde 2009, no segundo domingo de novembro, pelas cidades que integram a RECEVIN – Rede Europeia das Cidades do Vinho para promover o turismo do vinho nos países europeus aderentes. Em Portugal, para além de Reguengos de Monsaraz, este ano aderiram à iniciativa os municípios de Barcelos, Cartaxo, Marco de Canaveses, Silves, Nelas, Montijo, Borba, Ponte da Barca e Melgaço com a Rota do Alvarinho e Loures com a Rota do Vinho de Bucelas, Colares e Carcavelos.