Reino Unido revela como funcionará semáforo de viagens este verão

O Governo do Reino Unido já revelou o sistema de cores que entrará em vigor a partir de 17 de maio, discriminando os países em função da prevalência do vírus, com critérios que mantêm a obrigatoriedade de realizar testes antes e depois da chegada ao territórios britânico. Ainda não são conhecidos, contudo, que países entrarão dentro de cada uma das três categorias, algo que só deverá acontecer em maio.

Assim, as autoridades britânicas terão em conta dados como a taxa de incidência, a percentagem de população vacinada, a prevalência de novas variantes e o acesso a dados fiáveis para discriminar os diferentes países em três cores diferentes: vermelho, âmbar e verde.

Para as áreas consideradas de maior risco , que entrarão na categoria vermelha, mantêm-se os critérios similares aos atuais, sendo que os viajantes que cheguem destes países deverão efetuar uma quarentena de 10 dias num hotel e submeter-se a um total de três testes, um antes de viajar e outros dois no segundo e oitavo dias após a chegada ao Reino Unido.

Para os países na cor âmbar, também se estipula uma quarentena de 10 dias que não tem que ser necessariamente em hotéis e o igual número de testes, embora ao quinto dia haja a opção de realizar um teste que permitira abandonar o confinamento antecipadamente.

Quem chegue ao Reino Unido de regiões “verdes”, deverá sujeitar-se a um teste antes da viagem e outros depois – no primeiro ou segundo dias – mas não terão de fazer quarentena nem mais testes.