Relais & Châteaux tem dois novos membros em Portugal

A Relais & Châteaux acaba de anunciar 14 novos membros que passarão a integrar a associação. Dois deles têm morada em Portugal: a Casa de Chá da Boa Nova, em Leça da Palmeira, e a Casa de São Lourenço, em Manteigas. Partilhando do mesmo gosto pela autenticidade e pelo território, estes 14 novos membros elevam para 34 o número de propriedades que se juntaram à família Relais & Châteaux este ano.

“A nossa associação está profundamente empenhada em seguir um caminho sustentável, contribuindo, através da gastronomia e da hospitalidade, para um mundo mais unido e humano, em total harmonia com a natureza”, afirma Laurent Gardinier, presidente da Relais & Châteaux. “É uma honra para mim receber estes 14 novos membros na Relais & Châteaux, propriedades que partilham dos nossos valores, bem como da nossa paixão por tudo o que é bom e belo”.

Fundada em França, em 1954, e atualmente presente em 65 países, com um total de 580 membros, a Associação celebra o distinto art de vivre de cada destino onde está representada. Liderada por hoteleiros, chefs e restaurateurs apaixonados, cada uma das suas propriedades cultiva um sentido de lugar autêntico, preservando o respetivo património cultural, gastronómico e ambiental, e colaborando com artesãos locais.

Muitos destes estabelecimentos permanecem nas mãos de famílias, como é o caso da Casa de São Lourenço. “A nossa intenção foi sempre criar um lugar que parecesse ter pertencido à montanha desde sempre, uma expressão viva das suas histórias, texturas e silêncios, para partilhar com quem procura significado em cada viagem. Enraizados na sabedoria das comunidades serranas, honramos o seu saber-fazer e partilhamos esse conhecimento com os nossos hóspedes… Simplicidade trabalhada com alma. Essa é a essência da nossa hospitalidade de montanha”, explicam Isabel Costa e João Tomás, proprietários deste hotel na Serra da Estrela.

Já o chef Rui Paula, proprietário da Casa de Chá da Boa Nova (2 estrelas Michelin), é perentório quanto à importância desta chancela: “É com grande satisfação e orgulho que nos juntamos à família Relais & Châteaux, uma prestigiada associação internacional que reflete os mesmos valores que nos movem: autenticidade, excelência gastronómica e uma hospitalidade com alma”, explica o reconhecido chef português. “Na Casa de Chá da Boa Nova, acreditamos que a hospitalidade é uma arte. Procuramos oferecer uma experiência que combine requinte e simplicidade, onde cada detalhe conta uma história e cada sabor revela a essência da nossa região. Preservar e valorizar o nosso património cultural e gastronómico é, para nós, uma missão diária que dá sentido ao que fazemos. Este é o início de um novo capítulo, que celebramos com entusiasmo e gratidão, olhando para o futuro com a mesma paixão que nos guia desde o primeiro dia”.

Em Portugal, passam assim a existir 14 membros com o selo da Relais & Châteaux, entre eles dois restaurantes: Bela Vista Hotel & Spa, Belcanto, Casa da Calçada, Casa de Chá da Boa Nova, Casa de São Lourenço, Casa Velha do Palheiro, Fortaleza do Guincho, Herdade da Malhadinha Nova, Quinta Nova Winery House, The Yeatman, Valverde Lisboa Hotel & Garden, Valverde Santar Hotel & Spa, L’AND Vineyards e Hotel Vermelho.