Relatório de Sustentabilidade 2020 da MSC Cruzeiros marcado pela pandemia

A MSC Cruzeiros publicou esta quinta-feira, 22 de julho, o Relatório de Sustentabilidade 2020. Devido às circunstâncias extraordinárias do ano passado, que levaram a indústria global de cruzeiros ser completamente suspensa devido à pandemia Covid-19, o relatório deste ano, concentra-se nas etapas que a companhia realizou para “garantir a sustentabilidade da atividade, adaptar a operação e preparar-se para um regresso seguro dos hóspedes e da tripulação”, juntamente com os principais objetivos a longo prazo, incluindo a descarbonização.

“Durante 2020, alcançámos uma enorme importância e a MSC Cruzeiros superou os desafios impostos pela pandemia. E durante todo este período, não perdemos de vista o nosso compromisso de ser uma companhia ética e, também ao mesmo tempo, sustentável”, refere Pierfrancesco Vago, Executive Chairman da MSC Cruises, acrescentando que “realizamos um progresso significativo na protecção do nosso planeta, reduzindo as emissões através de investimentos em novas tecnologias como o GNL, que nos estão a aproximar de alcançar operações neutras em carbono até 2050, bem como, outros importantes feitos como cuidar dos nossos colaboradores, preocupação para com os locais que visitamos, melhorando a aquisição e fornecendo auxílio de emergência por intermédio da MSC Foundation”. O relatório deste ano é, assim, “um outro marco importante no nosso caminho em direcção a operações totalmente sustentáveis e com impacto climático zero”, acrescenta

Tendo suspendido abrutamente todas as viagens de toda a frota em março de 2020, a MSC Cruzeiros teve que transportar dezenas de milhares de passageiros em segurança até casa numa questão de dias, de estabelecer um regime de espera para a frota e começar a repatriar a grande maioria dos quase vinte mil tripulantes perante um ambiente fronteiriço cada vez mais apertado. Devido a essa suspensão, a MSC Cruzeiros viu o número de dias da operação comercial diminuir em 75% e o número de passageiros transportados em 78%, refere um comunicado divulgado pela companhia.

Para a tripulação, com as fronteiras fechadas e períodos de isolamento, significou que alguns destes não conseguiriam regressar a casa durante vários meses. “Foram devidamente cuidados durante a sua permanência a bordo, sendo disponibilizados camarotes para uso individual e com todas as comodidades possíveis e prestados serviços de apoio emocional adicional”, lê-se no comunicado.

Com o início da pandemia, a MSC Cruzeiros, estabeleceu também rapidamente a infraestrutura necessária para permitir uma transição suave para o trabalho remoto para os funcionários em terra. Uma plataforma de comunicação foi introduzida para manter a atividade conectada e permitir um trabalho inteligente e eficaz. As equipas de recursos humanos trabalharam de forma rápida com equipa de IT para assegurar uma transição tranquila para os funcionários, com formação online sendo fornecida para utilização e aplicação.

Em paralelo, ao lidar com os desafios imediatos causados pela pandemia, a MSC Cruzeiros desenvolveu um Protocolo de Saúde e Segurança em parceria com um Grupo de Especialistas Blue Ribbon Covid-19 criado particularmente por especialistas em saúde pública de renome internacional. Foi assim que a companhia redesenhou toda a experiência de cruzeiro para assegurar aos hóspedes uma bolha de segurança desde o momento do embarque até ao regresso a casa.

E, apesar da pandemia, a MSC Cruzeiros continuou a realizar avanços significativos em sustentabilidade em 2020, que incluíam o seguinte:

  • Compromisso contínuo em descarbonização: Continuar no rumo certo para ir ao encontro, ou provavelmente ultrapassar, a meta de 40% de melhoria na intensidade das emissões até 2030 em comparação com 2008, como parte do nosso percurso para alcançar operações neutras em carbono até 2050. Embora comparações válidas em 2020 em comparação aos anos anteriores não sejam possíveis com layups extensos, foi verificada uma melhoria de 2,5% anteriormente ao layup em 2020 em relação com o ano anterior, o que levaria a melhorias de eficiência desde 2008 acima de 30%;
  • Potenciar o uso energético: Em 2020, a tripulação do MSC Grandiosa promoveu a implementação do Ecorizon, um processo inovador de aperfeiçoamento de energia de navios que recolhe dados utilizando sistemas de automatização e sensores a bordo, permitindo um relatório de progresso muito preciso acerca da descrição da energia do navio. As informações recolhidas são comparadas com um digital dinâmico idêntico para orientação dos operadores a bordo, aperfeiçoamento dos perfis operacionais e a gestão da viagem;
  • Preparação para operações a GNL: 2020 observou o desenvolvimento do trabalho no MSC World Europa, o primeiro navio movido a GNL da MSC Cruzeiros. O navio deverá entrar ao serviço em 2022, permitindo uma menor emissão de carbono e reduções significativas das emissões de SOx e NOx em comparação com a propulsão convencional. Dois navios adicionais movidos a GNL deverão entrar ao serviço em 2023 e 2025;
  • Promoção da inovação: A MSC Cruzeiros continuou a colaborar com outros líderes da indústria nos campos para pesquisa e desenvolvimento de novas soluções que ajudarão na descarbonização do transporte marítimo. No final de 2020, o fundo EU Horizon 2020 concedeu financiamento ao Consórcio CHEK, um esforço conjunto com foco na conjunção de tecnologias de energia progressiva e design de navio vanguardista para promoção de operações marítimas com baixas emissões de carbono, incluindo propulsão de hidrogénio e resíduos a bordo para sistemas energéticos.

Para além disto, a MSC Cruzeiro destaca que as equipas em toda a companhia continuaram a trabalhar em conjunto para uma redução ainda maior do uso de plástico e da criação de resíduos, assim como, na diminuição do impacto da companhia na vida marinha e na biodiversidade.

Segundo Linden Coppell, diretora de Sustentabilidade da MSC Cruzeiros, “este relatório reconhece os desafios imediatos que a Covid-19 nos apresentou e, apesar disto, o nosso foco contínuo nas nossas obrigações e acções ambientais e sociais, não menos importante, a crescente busca pela descarbonização. Neste momento, a nossa indústria depende quase totalmente de combustíveis fósseis. Para atingir a nossa meta de emissões zero, teremos que mudar para novos combustíveis e solicitar o apoio de governos e reguladores para possibilitar esta importante transição na indústria de cruzeiros”. A responsável acrescenta ainda que a companhia está “empenhada em melhorar a eficiência energética existente da nossa frota e estamos a analisar qual a melhor forma de nos prepararmos para o futuro. Isto inclui a investigação no uso de combustíveis com baixo teor de carbono que, se disponíveis em escala, poderão substituir os combustíveis existentes sem modificação significativa de maquinaria e sistemas atuais”

O Relatório de Sustentabilidade 2020 da MSC Cruzeiros está disponível aqui.