Renaissance Porto Lapa Hotel nasce de uma “parceria virtuosa” entre público e privado

“É com regozijo que olhamos para a abertura da unidade (Renaissance Porto Lapa Hotel) numa zona da cidade que, para nós, é especial: a Lapa”, começou por dizer Pedro Baganha, vereador com os Pelouros do Urbanismo e Espaço Público e da Habitação da Câmara Municipal do Porto, relembrando que, na altura, em 2019, o Município estava a “desenvolver um estudo alargado de todo este território”: “Até há pouco tempo, era um dos segredos por descobrir, mas com enorme potencial de transformação”, lembra.

Foi, portanto, “em boa hora o Grupo Mercan nos contactou”, iniciando-se uma parceria “virtuosa entre os interesses públicos e privados: este hotel desbloqueou um conjunto de investimentos e operações que continuarão, desde logo, com a futura construção do parque da Lapa, a que se somarão equipamentos que vão ser construídos e investimentos do Município na habitação social que já existe”.

O Renaissance Porto Lapa Hotel está incluído no conjunto do novo Parque urbano da Lapa: anunciado em 2022, o projeto urbanístico prevê um espaço verde público de cerca de 17 mil metros quadrados e que incluirá a renaturalização da ribeira, plantação de árvores e a criação de percursos lúdicos, além da melhoria das acessibilidades. “Estamos a criar aqui na Lapa – antigas traseiras da cidade – uma nova centralidade”, resume o responsável, reiterando a “parceria virtuosa” que se conseguiu: “É um exemplo que gostaríamos de ver replicado noutras zonas da cidade e é a prova de que não há necessariamente uma posição de antagonismo entre a esfera pública e privada: aliás, se todos os interesses são compaginados e quando trabalhamos juntos para criar valor urbano e económico, a cidade prospera, fica melhor e fica reabilitada”. Este trabalho em parceria vai, assim, resultar numa “cidade melhor, mais qualificada, com mais economia, com mais emprego e com uma nova centralidade”, sustenta.

Como nota final, o vereador desejou “muito sucesso no investimento”, deixando o repto de que “se siga mais nesta perspectiva e sempre em alinhamento de interesses privados com os interesses públicos”.

O Renaissance Porto Lapa Hotel é uma aposta do grupo Mercan Properties e representa um investimento de cerca de 56 milhões de euros. O Ambitur.pt acompanhou esta quinta-feira, 27 de abril, o evento que marcou oficialmente a inauguração da unidade hoteleira.

Por Cristiana Macedo, no Porto

Leia mais:

Marriott International estreia marca “Renaissance” no Porto