Renaissance Porto Lapa Hotel obtém certificação por construção sustentável

O hotel Renaissance Porto Lapa, do Grupo Mercan em Portugal e sob gestão da AHM – Ace Hospitality Management, recebeu a certificação LEED® Platina (Leadership in Energy and Environmental Design), o mais alto nível de classificação atribuído por este organismo, o U.S. Green Building Council (USGBC), distinguindo-se como o primeiro hotel em Portugal e, o oitavo no mundo, a alcançar este nível de reconhecimento.

A construção da unidade assume, desde o primeiro dia, uma preocupação com os fundamentos ambientais e sustentáveis. Este compromisso resultou numa parceria entre o Grupo Mercan e a Câmara Municipal do Porto, para a construção do Parque Urbano da Lapa, que será um dos principais “pulmões” verdes da cidade do Porto.

“Obter esta certificação é um grande orgulho para o Grupo Mercan, na medida em que representa o esforço que temos feito para investir em Portugal de forma sustentável e comprometida socialmente com as comunidades em que nos inserimos, ao mesmo tempo que oferecemos o melhor ambiente aos nossos hóspedes”, explica Miguel Gomes, Construction & Development General Manager do Grupo Mercan em Portugal.

A certificação LEED® Platina que reconhece o mérito ambiental do hotel Renaissance Porto Lapa representa o reconhecimento pela economia de recursos, um ambiente de trabalho mais saudável, valorização do imóvel e responsabilidade social. Este é um hotel que apresenta as melhores performances em termos de eficiência energética, poupança de água, qualidade do ar interior, gestão de resíduos e uso de materiais sustentáveis.

Para o presidente do USGBC, Mahesh Ramanujam, “a certificação LEED® Platina do Renaissance Porto Lapa Hotel demonstra uma enorme liderança em construção verde”, reforçando que este é um “excelente exemplo de como os projetos de construção inovadores podem utilizar soluções locais para ter um impacto global no ambiente”.

Miguel Gomes destaca ainda que este reconhecimento “está em linha com a estratégia de desenvolvimento do Grupo Mercan e o desejo de liderar o setor hoteleiro em Portugal com um portfólio mais verde”.