Renegociações de frota da TAP permitem poupar 1,3 mil milhões até 2025

by Inês Gromicho | 23 Fevereiro 2021 12:15

O presidente da Comissão Executiva da TAP, Ramiro Sequeira, disse hoje que as renegociações do ponto de vista de frota, que inclui adiamento da entrega de aviões Airbus, vão permitir poupar 1.300 milhões de euros até 2025. “A TAP conseguiu uma poupança de 1.300 milhões de euros até 2025 com todas as negociações do ponto de vista de frota e, do ponto de vista de fornecedores, está a garantir uma projeção entre 200 a 225 milhões de euros ano também de poupança”, afirmou Ramiro Sequeira, que está a ser ouvido na Assembleia da República, na comissão de Economia, Inovação, Obras Públicas e Habitação, por requerimento do PSD e da Iniciativa Liberal, citado pela Lusa.

Concretamente com a fabricante de aeronaves Airbus, o responsável lembrou que foi renegociada a entrega de 15 aviões, adiada para 2022 e para depois de 2025. “Este exercício foi importantíssimo para as contas da TAP, porque estamos a falar de mil milhões de euros”, apontou o presidente da Comissão Executiva.

Processo voluntário de redução de emprego na TAP com adesão “positiva” e concluído em março

Ramiro Sequeira disse também que as medidas voluntárias para redução de postos de trabalho estão a ter uma adesão “positiva” e a companhia espera que o processo esteja concluído em 14 de março. “A adesão tem sido positiva e esperamos que esteja concluído o processo em 14 de março”, referiu. Segundo o responsável, estas medidas, que admitiu serem “duras”, “vão permitir uma poupança de 1,4 mil milhões de euros até 2025”.

O responsável sublinhou ainda que, com os acordos alcançados com as estruturas representativas dos trabalhadores da TAP, reduziu-se de 3.000 para 800 o excesso de postos de trabalho. “A viabilidade da TAP existe”, garantiu Ramiro Sequeira, referindo que o plano de reestruturação da TAP é “realista”, “sustentável” e “viável do ponto de vista dos custos, das poupanças e da receita”.
“[Isto] está a acontecer porque existe uma pandemia que afetou a TAP e todas as companhias do mundo – todas sem exceção — e, nesse prisma, decidimos fazer um plano que não fosse otimista por si mesmo”, acrescentou.

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