Rent-a-car em debate na I Convenção Nacional da ARAC em janeiro

Categoria Agenda, Inside

A ARAC – Associação dos Industriais de Aluguer de Automóveis sem Condutor, realizará no próximo dia 20 de janeiro de 2017 a sua I Convenção Nacional Anual, tendo como palco o Hotel da Penha Longa em Sintra, sob o lema “Rent-a-Car – Atividade Económica Global”, na qual promoverá uma reflexão de um conjunto de temas de grande importância para o setor representado por esta Associação.

O rent-a-car é uma atividade económica que tem registado um crescimento exponencial um pouco por todo o mundo, fruto de uma sociedade em que pessoas e empresas recorrem cada vez mais a contratos de prestação de serviços de locação para satisfazer as suas exigências de mobilidade, explica a associação, em comunicado. A Convenção proporcionará uma reflexão sobre o presente e o futuro do setor do rent-a-car, focando-se essencialmente nas novas tecnologias, no Turismo e na transparência na relação com o cliente.

A Convenção será composta por quatro painéis, subordinados a temas da maior atualidade e relevância para a locação automóvel:

• O rent-a-car na Era do Digital: numa era em que o peso da aquisição de produtos e serviços turísticos online regista um aumento significativo a cada ano que passa, a ARAC pretende divulgar e refletir sobre as potencialidades do Digital e dos novos meios de comunicação aplicados ao setor do rent-a-car.

• Connected Cars e os novos meios de mobilidade: a evolução tecnológica levada a cabo no setor automóvel evoluiu para a criação de veículos com sistemas avançados de computação, com ligação à Internet, e possibilidade de comunicação entre si, tornando-se obrigatória a reflexão sobre as vantagens dos veículos conectáveis para as empresas de rent-a-car e seus clientes.

• O futuro do Turismo: cada vez mais importante na economia mundial, o Turismo tem sido o motor da economia nacional nos últimos anos, marcados pela recessão. O rent-a-car, como parte importante na composição do produto turístico, sendo o primeiro e o último produto com o qual o turista contacta quando nos visita, desempenha um papel fundamental na promoção do turismo nacional e sobretudo na fidelização de quem nos visita.

• Transparência e novas Diretrizes no rent-a-car: a ARAC dará a conhecer às empresas de rent-a-car e aos seus parceiros de negócio as principais orientações da União Europeia para o setor em matéria de transparência e relação com o consumidor.

A Convenção constitui uma oportunidade única para interagir com especialistas em matérias de grande importância para o setor do rent-a-car em particular, mas também para todas as atividades conexas, em especial as relacionadas com o Turismo e com o setor automóvel. A presença de oradores nacionais e estrangeiros de referência permitirá a todos os participantes refletir sobre o presente e o futuro do setor de uma perspetiva nacional, europeia e global.

Contribuir para a modernidade e a qualidade do rent-a-car, fatores essenciais num mercado cada dia mais competitivo, são os principais objetivos que ARAC propõe atingir com a realização desta Convenção. Proporcionando uma análise e visão do que poderá vir a ser o futuro em termos de mobilidade, elemento indispensável à atividade turística, a Convenção reunirá no mesmo espaço empresários do setor, responsáveis políticos, parceiros da atividade turística, do setor automóvel, da banca e entidades públicas e privadas ligadas ao Turismo.