República Dominicana: Um refúgio de areias brancas para toda a família

Quer seja no verão, quando as altas temperaturas também chegam ao nosso país, ou no inverno, quando escapar ao frio e à chuva mais parece um sonho, viajar para a República Dominicana é sempre uma agradável surpresa. Neste refúgio de areias brancas e águas quentes, onde o sol convida a dias de puro lazer, crianças e adultos encontram o local perfeito para umas férias em família onde todos podem divertir-se e descansar ao ritmo de cada um.

O Oceano Atlântico banha a costa norte daquele que é hoje o segundo maior e mais diversificado país das Caraíbas, e as águas azuis-turquesa do mar caribenho invadem pacificamente a costa sul. A República Dominicana, descoberta em 1492 por Cristóvão Colombo, é “dona” de uma exuberante natureza que nos conquista desde o primeiro instante em que desembarcamos e nos faz ter pena de partir no final das férias. Este é o destino de eleição de cada vez mais portugueses e é fácil perceber porquê. À oferta cultural da cidade colonial de Santo Domingo, Património Mundial da UNESCO, juntam-se as paisagens luxuriantes de Samaná, a arquitetura vitoriana de Puerto Plata e as praias

Cap Cana

paradisíacas de todo o território, especialmente de Punta Cana e La Romana. Se a isto aliarmos os melhores campos de golfe das Caraíbas, e spas e resorts de luxo espalhados por toda a costa, bem como um clima ameno com temperaturas que oscilam entre os 25º e os 31º durante todo o ano, menos dúvidas temos do porquê do sucesso deste destino.

E nem a distância parece afastar os portugueses. A cerca de sete a oito horas de voo – que para quem tem crianças mais pequenas poderá parecer muito mas acaba por valer a pena – as portas abrem-se para um paraíso que nos recebe calorosamente. E à chegada ao Aeroporto Internacional de Punta Cana a viagem até ao hotel não demora muito, pois está a apenas 15 minutos de regiões como Punta Cana e Cap Cana, e a cerca de meia hora das regiões hoteleiras de Bávaro, El Cortecito, Arena Gorda, Macao e Uvero Alto, onde o esperam os resorts à beira-mar.

O reino do Tudo Incluído
Com mais de 69 mil quartos, de acordo com a Associação de Hotéis & Turismo (dados de 2014 da Asonahores), o país tem vindo a ganhar força como destino para famílias e a prová-lo estão os muitos resorts que funcionam em regime de Tudo Incluído – o “céu” para quem viaja com crianças (mas não só) – e que oferecem um sem número de atividades para todas as idades. E são muitas as marcas hoteleiras que aqui encontramos, desde a AM Resorts, Barceló, Hilton, Riu, BeLive, Bahía Príncipe, NH, Iberostar, entre muitos outros.

Em quase todas, as opções de diversão são apelativas e a animação das equipas faz com que a sua estadia seja uma festa, durante o dia ou à noite, não havendo outra opção a não ser entrar nos calorosos ritmos caribenhos, sempre com um sorriso no rosto.

Cidade Colonial

As atividades nos hotéis começam bem cedo com aulas de dança, ginástica, hidroginástica, Ioga ou relaxamento, nas praias de areias finas em frente aos resorts ou nas piscinas que fazem as delícias dos mais pequenos. E para as crianças, não faltam Kids Clubs com opções para todas as idades e equipas de profissionais que se encarregam de entreter os mais novos enquanto os pais se dedicam a outras atividades, ou simplesmente aproveitam para descansar ou passear pela praia. Desde concursos de construções de areia a caças ao tesouro, cinema ou espaços com jogos, a diversão é garantida. Até mesmo os adolescentes encontram opções “à sua altura”, como discotecas, jogos de piscina ou de praia, ou salas para jogos de vídeo.

O que não faltam nunca nestes resorts são também os desportos aquáticos, capazes de atrair pequenos e graúdos. Aqui poderá iniciar-se no mergulho, na piscina dos hotéis, ou aventurar-se em atividades mais radicais como o windsurf, paddle, caiaques, subir aos céus em paraquedas puxados por lanchas rápidas ou passeios de catamarã pela costa.

Isla Saona

Algumas excursões…
Mesmo com toda a oferta que os hotéis hoje têm é impossível escapar à tentação de fazer algumas das excursões por este destino paradisíaco. Algumas são mesmo obrigatórias para quem viaja para a República Dominicana. Explorar Santo Domingo é entrar na época colonial onde edifícios, fortalezas e monumentos permanecem intactos e orgulhosos de serem as primeiras construções do Novo Mundo. Outra obrigatória é a Isla Saona e o Parque Nacional del Este, com as suas praias virgens de areia branca e a possibilidade de mergulhar nas piscinas naturais e tirar a foto “da praxe” com uma estrela-do-mar.

Parque dos Golfinhos

Os mais pequenos certamente não esquecerão uma visita ao Dolphin Island Park, entre a praia e a barreira de corais de Bávaro, que lhes permite interagir com os golfinhos, tubarões, arraias e leões-marinhos., algo que também poderá fazer no Dolphin Explorer. O Manatí Park, também em Bávaro, é outra boa opção, com caminhadas, espetáculos de animais e a possibilidade de nadar com golfinhos. Por sua vez, o Bávaro Adventure Park tem várias sugestões como skywalker, skydiver, zorbing, passeios de segway, navio-pirata, escalada, bungee jumping ou paintball.

Motivos não faltam pois para escolher a República Dominicana nas suas próximas férias em família, reservando momentos de descanso e de diversão para todos e trazendo para casa recordações que não serão esquecidas.

Como ir?

A Orbest, companhia de aviação do Grupo Barceló, viaja para Punta Cana às Segundas-feiras, entre 6/11/2017 e 30/04/2018, às 12H55 (Lisboa) com chegada às 17H20 (Punta Cana).

A saber…
Documentos: Passaporte
Moeda: Peso dominicano
Idioma: Espanhol
Taxas locais: 10 dólares à entrada e 20 dólares à saída (sujeito a alterações)
Diferença horária: 5 horas
Voltagem elétrica: 110-115 volts

 

*Este texto foi publicado na Ambitur 304. Fotos do Turismo da República Dominicana.