Reservas de hotéis em Portugal para julho e agosto estão 22,7% acima dos registos pré-pandemia

Portugal triunfa como destino europeu de turismo, tanto a nível nacional como internacional, com as reservas de hotéis 22,72% acima dos os números de 2019 e 4,75% acima em relação ao registo do ano passado, ficando com uma média superior aos países vizinhos.

De acordo com o World Hotel Index da SiteMinder, os dados de Portugal no mês de junho mostram um aumento de 75,85% nas reservas de visitantes estrangeiros em comparação com 24,15% de turismo local. Aliás, a presença significativa de viajantes internacionais tem sido constante ao longo deste ano, em que as reservas de hotéis por turistas locais não ultrapassam os 25% em nenhum mês.

Estes bons resultados são reforçados pela chegada das férias de verão, sendo que 49% das reservas feitas em Portugal nas últimas duas semanas são para desfrutar dos meses de junho e julho, enquanto 23% correspondem a agosto e 14% a setembro.

O crescimento do volume de reservas de hotéis em território nacional ocorre num contexto de aumento dos preços do alojamento, que aumentaram em média 17% nos últimos quatro anos.

No último ano, os viajantes passaram de fazer as suas reservas com uma média de 21 dias de antecedência para 36 dias, o que leva os especialistas a prever que será difícil encontrar ofertas de última hora nos próximos meses, já que o intervalo geral entre a reserva e a chegada ao hotel está cada vez maior.