Com o mês de agosto a meio, as expectativas dos portugueses e da restauração em relação ao verão de 2021 já começaram a materializar-se. A TheFork partilha num comunicado, dados internos relativos ao verão deste ano.
- Previsão da ocupação neste verão
De acordo com plataforma de reservas online de restaurantes na Europa, os dados são otimistas com mais de 40% dos restaurantes portugueses a prever uma taxa de ocupação entre os 20% e 50% para o período veranil e cerca de 32% a acreditar numa maior frequência indo para quase 70% de ocupação. Estes dados são muito positivos, se se tiver em atenção as restrições governamentais ainda em vigor. A TheFork destaca ainda que a grande maioria dos restaurantes inquiridos identificam o turismo nacional como o maior responsável pelo crescente número de reservas, com o turismo internacional ainda pouco significativo.
- Ferramentas para aumentar a visibilidade
A visibilidade online tornou-se ainda mais relevante, levando a que o investimento nesta área crescesse, nomeadamente através da presença dos restaurantes na plataforma TheFork. “Cerca de 60% afirmam que decidiram igualmente reforçar a sua comunicação, nomeadamente a nível de redes sociais/website, e novamente através da adesão à plataforma”, indicam os dados. Mais do que regressar aos restaurantes, é necessário regressar em segurança e com planeamento. A plataforma TheFork vem assim “beneficiar restaurantes e clientes em simultâneo ao permitir a eficiência logística dos espaços, preparando o fluxo de clientes para uma melhor gestão interna do serviço, dos pratos e da higienização necessária entre rotatividade de mesas”, refere o comunicado.
- Consumo
Analisando o consumo neste setor, “quase metade dos clientes portugueses opta por um investimento moderado quando se deslocam aos restaurantes, com apenas uma pequena percentagem a decidir investir mais do que no período pré-pandemia correspondente”, refere a plataforma. As esplanadas continuam a ser a “grande preferência” dos portugueses aquando da altura de sair de casa e usufruir dos restaurantes, tal como a “adesão aos pagamentos com meios digitais”. Outra grande tendência que se tem vindo a manter desde o fim do primeiro confinamento é a “antecedência com que os clientes fazem as suas reservas”, maioritariamente através do TheFork, segundo os dados.
De acordo com a análise da TheFork, a restauração encara os sistemas de gestão de reservas como fundamentais na gestão do negócio, sendo que a quase totalidade dos restaurantes afirma que são funcionalidades incontornáveis no presente e futuro. A funcionalidade mais destacada no contexto de pandemia foi, sem dúvida, o serviço online de reservas, como por exemplo, o disponibilizado pelo TheFork, a par da possibilidade de pagamento online e menu digitais também mencionados.
Segundo os mesmos dados, com a contração económica que se verificou recentemente, as novas contratações foram moderadas e cerca de 40% não planeia reforçar a equipa. No entanto, 36% dos restaurantes já contrataram novos elementos e vários outros planeiam fazê-lo num futuro próximo, acreditando na recuperação eminente. Os empregados de sala são os profissionais mais procurados neste momento.
Para Sérgio Sequeira, CEO Iberia & Latam region do TheFork, “os estudos que desenvolvemos periodicamente permitem partilhar com a comunidade uma noção real do panorama da restauração nacional, antecipar necessidades e agir mediante adversidades numa fase e num setor onde é imprescindível ter agilidade e uma rápida capacidade de adaptação”.