Restauração e alojamento criaram 120 novos postos de trabalho por dia em 2017

De acordo com os dados hoje divulgados pelo INE, no total do ano de 2017, os setores da Restauração e Bebidas e do Alojamento Turístico registaram 323,2 mil postos de trabalho, o que significa um aumento de 15,8% (+44.000 postos de trabalho) e 120 novos postos de trabalho por dia.

Em 2017, o Canal HORECA foi líder na criação de novo emprego, em que os 44.000 novos postos de trabalho criados representaram 29,1% do total de novo emprego. Estes dados confirmam a relevância da estabilidade fiscal, com a reposição do IVA dos serviços de alimentação e bebidas na taxa intermédia a proporcionar o clima de confiança necessário para que as empresas tenham a capacidade de manter e gerar novo emprego.

Refira-se que o setor da Restauração gerou, por si só, 35.000 novos postos de trabalho (+16,1%) e o setor do Alojamento mais 9.000 (+14,5%). No que se refere especificamente ao 4º trimestre de 2017, os setores da Restauração e Bebidas e do Alojamento Turístico registaram 314,0 mil postos de trabalho, representando uma variação homóloga positiva de +9,6% (+27.400 postos de trabalho).

“Estamos convictos de que esta tendência positiva da confiança instalada nas nossas empresas e nos nossos clientes se vai manter nos próximos anos, com o Turismo a ser o motor da nossa economia. Não obstante os constrangimentos que nos vão surgindo, sejam em matéria de legislação laboral e do próprio mercado de trabalho, sejam na agenda do investimento e da recapitalização das empresas, sejam nos custos de contexto, com novas ameaças quase permanentes, desde a problemática da proteção de dados à sustentabilidade ambiental, sabemos resistir e reforçar a nossa competitividade internacional”, afirma Mário Pereira Gonçalves, presidente da AHRESP.