Restauração e Alojamento são as áreas que mais emprego criaram no 1º trimestre

Segundo dados divulgados, ontem, pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), as empresas da restauração e de alojamento foram as que mais contribuíram na criação de emprego em Portugal, durante o 1º trimestre de 2017.

Num total de 294.100 postos de trabalho criados, este número representa um aumento de 15,6%, ou seja, mais 39.700 empregos do que em período igual do ano passado. Este foi também o maior crescimento verificado desde 2011.

“A saída de Portugal do procedimento por défice excessivo e o crescimento da economia e da procura turística foram fatores decisivos para este aumento, mas é preciso não esquecer que a firmeza do compromisso do atual Governo na política fiscal sobre o IVA nos serviços de alimentação e bebidas gerou um clima de confiança para as empresas do nosso setor que se reflete nos números agora divulgados”, realça, em comunicado, Mário Pereira Gonçalves, Presidente da Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP).

O setor do Turismo, líder das exportações, assume um papel cada vez mais decisivo na recuperação económica do nosso país, com destaque para o Canal HORECA (hotelaria e restauração), que no 1º trimestre deste ano representou 6,3% do total da população empregada.

De referir ainda que o crescimento homólogo de 39.700 postos de trabalho do Canal HORECA no 1º trimestre de 2017, representou 27,4% do total do crescimento de emprego a nível nacional.