Restauração enfrenta revolução tecnológica. Mas será que a acompanha?

Poder marcar mesa num restaurante já faz parte do hábito dos portugueses. É confortável e evita longas esperas. Mas, e se a isso, poder escolher qual a mesa onde quer jantar, juntá-la com outras mesas se for em grupo, definir tempos de refeição diferentes para cada mesa e, até, saber quantas pessoas vão estar presentes no mesmo espaço que escolheu para ter uma experiência gastronómica ou um encontro romântico? É verdade, tudo isto vai ser possível, através de um sistema de reservas online, já a partir do próximo dia 1 de novembro. A ideia é da Zomato, plataforma de foodies que disponibiliza informação sobre “os restaurantes que estão na moda” em Lisboa e no Porto, e que tem vindo a atingir um “sucesso incrível” desde que chegou a Portugal. O novo serviço chama-se Zomato Book e foi anunciado, esta segunda-feira, por Miguel Alves Ribeiro, diretor da Zomato para o mercado europeu, na primeira Zomato Summit organizada em Lisboa.

Esta plataforma vai ser gratuita para os utilizadores e sujeita a subscrição mensal para os restaurantes associados. Além de Lisboa, o serviço vai ser lançado simultâneamente em Milão, Praga, Dublin e Istambul.

A Zomato, lançada apenas no ano passado em Portugal, tinha, em julho de 2014, 200 mil visitas e, este ano, atingiu o seu recorde, com um milhão e 200 mil pessoas a acederem ao seu site, “uma prova de como as novas tecnologias têm um impacto brutal na restauração”, explicou Miguel Alves Ribeiro em declarações ao Ambitur.pt.

“Os números mostram que há uma tendência clara do mercado que aposta nestas novas tecnologias. Queremos, por isso, elucidar todos os restaurantes a darem mais importância às novas tecnologias porque não a estão a dar. Nós, hoje em dia, andamos sempre com o telemóvel atrás e queremos comunicação rápida e  é muito importante as pessoas terem noção da importância que a plataforma digital tem”, alertou Miguel Alves Ribeiro, dizendo mesmo que, “o Zomato é um barómetro bom para as pessoas verem o impacto que as novas tecnologias têm”.

O diretor da Zomato para o mercado europeu, aproveitou, ainda, para falar de outras ideias associadas a esta plataforma que tem em projeto.  “Vamos ter um sistema de gestão de pessoas, onde teremos todos os dados das pessoas que fizeram a refeição, desde qual a localização da mesa que prefere, se é alérgico, que tipo de vinho prefere, o que gosta e o que não gosta e, até, o tempo médio que a pessoa se senta. Esta informação vai dar alguma autonomia  aos restaurantes”, salientou Miguel Alves Ribeiro.

Lançada em Portugal em abril de 2014 por uma equipa de 12 pessoas, em pouco mais de um ano a Zomato conta agora com 60 empregados no escritório português. Só em Lisboa, a plataforma regista, por mês, mais de 12 mil opiniões de restaurantes e 15 mil check-in em restaurantes da capital portuguesa. Os utilizadores partilham mensalmente cerca de 22 mil fotografias através da aplicação