“Revitalizar Monchique – o turismo como catalisador” apoiado pelo Turismo de Portugal

“Revitalizar Monchique – o turismo como catalisador” e SustenTUR Algarve são os dois projetos de valorização turística da região que vão ser apoiados com mais de 600 mil euros pelo Turismo de Portugal. A secretária de estado do Turismo, Ana Mendes Godinho, esteve esta terça-feira, em Monchique a presidir à assinatura dos protocolos entre os promotores e a Autoridade Turística Nacional.

Apoiado com um financiamento de 431.856 euros, o projeto “Revitalizar Monchique – o turismo como catalisador” é promovido pela Associação Turismo do Algarve, a Almargem – Associação de Defesa do Património Cultural e Ambiental do Algarve e o Município de Monchique, com o objetivo de dotar a região de Monchique e Silves de condições atrativas para o desenvolvimento da atividade turística através da intervenção em zonas que foram atingidas pelo incêndio que fustigou estes dois concelhos em 2018.

O Turismo de Portugal explica numa nota à imprensa que “até dezembro de 2019, entre as atividades a desenvolver estão o reforço da rede de percursos pedestres e cicláveis de Monchique e a implementação de uma plataforma agregadora de experiências inovadoras, culturais e criativas, articuladas com a rede de percursos pedestres, visando a valorização dos produtos turísticos e do território”. Será também desenvolvida a “oferta de programas e pacotes turísticos integrados, a realizar pelos agentes locais, envolvendo o Turismo de Natureza, Turismo Cultural e Criativo, bem como uma aposta na capacitação dos profissionais do setor no sentido de qualificar a oferta regional”, com vista ao “aumento do número de turistas e visitantes em Monchique e consequentemente, no Algarve, especialmente durante a época baixa”.

Promovido pela Entidade Regional de Turismo do Algarve, o projeto SustenTUR Algarve visa a “promoção da sustentabilidade do património natural e cultural da região, junto dos visitantes e residentes, em estreita parceria com atores públicos e privados, através da realização de um conjunto de ações de capacitação, informação e sensibilização, com o objetivo de fortalecer uma cultura de turismo na região”. O projeto é apoiado com “204 mil euros e a sua execução decorrerá até 30 de novembro de 2020”,l lê-se na mesma nota.

Para Ana Mendes Godinho, estes projetos “demostram a capacidade de o Turismo ser instrumento de mobilização do território e permitem promover o Algarve como destino de turismo de natureza, de gastronomia, cultural, com capacidade de atrair públicos ao longo de todo o ano”.