Rio de Janeiro é destino convidado no IX IWRT

Rio de Janeiro é destino convidado no IX IWRT

Categoria Agenda, Inside

A edição deste ano do IX Workshop Internacional de Turismo Religioso (IWRT), agendada para 24 e 25 de junho, em formato virtual, terá o Rio de Janeiro como destino convidado. “A forte religiosidade do povo brasileiro e a grande devoção a Nossa Senhora de Fátima, fazem com que Fátima conste no roteiro de quase todo o turista brasileiro que se desloque à Europa. Dada a extensão do Brasil, escolhemos um estado brasileiro como destino da edição deste ano, o Rio de Janeiro”, explica Purificação Reis, presidente da ACISO – Associação Empresarial de Ourém-Fátima.

“O Brasil tem tido cada vez mais expressão enquanto mercado emissor de turistas para Portugal e particularmente para a região de Fátima, onde tem aumentado o seu número de turistas de 26.478 em 2016 para 59227 em 2019, o que representa um crescimento de 123,68%. Em termos de ranking de dormidas, está no terceiro lugar, sendo responsável por 5,70% das dormidas, ficando apenas atrás de Espanha e da República da Coreia”, sublinha a presidente da ACISO.

Recorde-se que, desde 2019 que os Workshops Internacionais de Turismo Religioso (IWRT) introduziram a participação de um destino convidado, colocado em destaque e chamado a apresentar-se aos participantes no certame, nomeadamente a operadores e empreendedores turísticos, empresas de animação turística, de transportes, restauração, entre outros empresários e empresas, além de investigadores e estudantes das diversas áreas científicas do turismo. Em 2019 o destino convidado foi Israel, em 2020 a Hungria.

Outra novidade é a confirmação da participação online de Rita Marques, secretária de Estado do Turismo, neste evento, na sessão de abertura de dia 24 de junho, a partir das 9H00, no Salão do Bom Pastor, no Centro Pastoral de Paulo VI, no Santuário de Fátima, com transmissão online.