RIU Hotels & Resorts lança manual de segurança e higiene para todos os hotéis

A RIU Hotels & Resorts está a trabalhar à várias semanas na criação de 17 protocolos que irão servir para orientar a operação dos hotéis na reabertura do pós-Covid-19. Em comunicado, a rede hoteleira indica que o manual abrange vários departamentos de forma a garantir a máxima segurança para os hóspedes e funcionários.

Neste momento, áreas como a recepção, pisos (limpeza), sala de jantar, bar, cozinha, pastelaria, recepção de mercadorias, SAT (Serviços Técnicos), zonas industriais, áreas de pessoal, transporte de pessoal, fitness e animação, serão as mais intervencionadas com a implementação de novas medias.

Os 17 protocolos foram criados por profissionais da RIU em colaboração com o Preverisk Group, uma empresa internacional de consultoria especializada em saúde e segurança, auditoria e formação no turismo. A colaboração resultou num conjunto de protocolos que oferecem soluções concretas e aplicáveis ​​para hotéis e as diferentes áreas. A RIU afirma no mesmo comunicado que o passo seguinte será a criação de uma aliança de forma a que sejam partilhados os conhecimento entre os atores do setor que desejam fazê-lo, uma vez que todos trabalham num objetivo comum: recuperar atividades com segurança e reconquistar a confiança do cliente em destinos e empresas”.

Um destaque essencial nestes protocolos é a formação dada aos funcionários de forma a garantir que todos estão formados para saber como agir em cada uma das tarefas que enfrentam. A medição de temperatura em todos funcionários será também parte essencial do sucesso do plano.

Medidas na recepção

Os protocolos descrevem em detalhes as novas medidas que abrangem, por exemplo, a limitação da ocupação no hotel; o controlo de temperatura dos hóspedes na chegada; a instalação check-in online gradual para evitar ao máximoo contacto físico; a instalação de divisórias nas recepções; o respeito à distância de segurança ou o uso de equipamento de proteção individual (EPI) entre os funcionários; a desinfecção de utensílios de trabalho, além de ser privilegiado o uso da aplicação do hotel para consultar informações e horários. O horário do check-out é antecipado para as 11h00, enquanto o check-in será às 16h00, a fim de cumprir as novas medidas de limpeza do quarto.

Quartos e Limpeza

Todos os serviços não essenciais, como cafeteiras, revistas, folhetos ou bolsas de roupas serão removidos dos quartos; as comodidades são reduzidas ao essencial e o gel hidro-alcoólico está incluído em cada acomodação. A equipa irá manter o protocolo para evitar a contaminação cruzada na limpeza de salas. Será imposto o reforço diário da desinfeção de elementos de uso habitual. Cada hotel terá uma “equipa de desinfecção” especializada em limpeza de salas com doentes Covi-19. Em caso de possíveis pacientes não poderem ser transferidos para um centro hospitalar, uma área específica do hotel é reservada com medidas restritas de ocupação dos quartos.

Sala de jantar

A RIU está comprometida em manter os buffets. Para tal será estabelecido medidas de segurança que devem ser seguidas por funcionários e clientes. Os turnos de almoço e jantar serão organizados, a capacidade do restaurante é reduzida e a desinfeção das mãos na entrada é obrigatória. Cada hóspede precisará de usar luvas e uma máscara para abordar os buffets, que agora terão porções individuais e mais produtos embalados. É imposta uma rotina ainda mais rigorosa de monitorização de temperatura, substituição mais frequente de talheres para servir, além das medidas de higiene e distância dos funcionários. As mesas serão cobertas por toalhas de mesa descartáveis, os talheres serão montados sobre a mesa e as designações dos lugares serão feitas mantendo distâncias de segurança e evitando áreas de passagem.

Piscinas e serviços técnicos

As piscinas terão limitações de capacidade. Já as espreguiçadeiras e os guarda-sóis serão separados e a necessidade de um cartão para trocar toalhas molhadas no final da sessão de banho será eliminada. A frequência das tarefas de limpeza e desinfeção nas áreas da piscina e jacuzzi será reforçada e serão utilizados produtos de desinfeção da água adequados à situação atual. Medidas de proteção individual também são tomadas com o uso de máscaras e luvas pelo pessoal.

A RIU Hotels & Resorts refere que todos os protocolos estarão em constante revisão, assim como, o tratamento e o surgimento de regulamentações e produtos eficazes para combater o contágio.