Robalo: Empresa familiar portuguesa em constante crescimento

Desde 1965 que a Robalo, S.A. atua no mercado como empresa distribuidora de produtos para o canal HORECA. A Robalo S.A pertence a um grupo de empresas familiares que aproveitam as suas sinergias, criando assim uma estrutura forte, sólida e com credibilidade.

João Robalo, da direção comercial da Robalo, garante que “serviço, diversidade e qualidade a preços competitivos em mais de 20 mil referências das melhores marcas nacionais e internacionais fazem da nossa empresa a escolha certa para todo o mercado do canal HORECA.

Com mais de 50 anos de experiência no setor, a Robalo S.A trabalha em estreita colaboração com parceiros, fornecedores e clientes. O responsável explica que “num mercado em crescimento acelerado e com os desafios que os nosso clientes enfrentam, devemos estar preparados para os apoiar e apresentar as melhores soluções, sob a forma de serviço rápido, apoio profissional continuo e relação qualidade/preço competitiva.”

A missão da empresa é responder às necessidades, criar soluções e antecipar tendências no mercado, em conjunto com os seus parceiros, de forma a apresentar o produto certo, na hora desejada, ao melhor preço, bem como apresentar uma mostra de artigos criativos, o mais diversificada possível para construir novos conceitos – nos restaurantes, hotéis e bares, com o objetivo transformar os espaços em lugares de eleição.

A Robalo S.A. assegura distribuição para todo o país. Assim, além dos espaços Cash & Carry em Vila Franca de Xira (sede), Aveiro, Porto e Algarve, que garantem uma rápida capacidade de resposta às encomendas, a empresa conta com mais de 20 mil metros quadrados de armazenagem, que permite ainda ter os meios necessários para exportação.

Dispõe também de uma das maiores salas de exposição do país no setor (Vila Franca de Xira), duas lojas para atendimento a profissionais e público no Porto e em Lisboa e uma loja online com plataforma para profissionais, que podem aceder a partir do site www.robalo-sa.com.

A Robalo apresenta soluções para os desafios do setor como a inflação, indisponibilidade do produto e falta de mão de obra, através da disponibilização de artigos com preços competitivos. Manutenção de um stock constante dos produtos com mais rotação para antecipar as necessidades do mercado, em vez de aguardar passivamente as mesmas. Apresentação de soluções que agilizem e facilitem o trabalho manual nas cozinhas, de forma a ser possível executar as tarefas mais rápido e com menor quantidade de mão de obra.

Tendo em vista o aumento da presença das suas marcas nos arquipélagos da Madeira e dos Açores a Robalo estabeleceu parcerias estratégicas com empresas que representam as suas marcas e começou a explorar diretamente o mercado espanhol, marcando presença como expositor, na sua primeira feira internacional, a HIP – Hospitality Innovation Planet, em Madrid.

*Este texto foi publicado na edição 346 da Ambitur.