A Sanbot, robot de serviço da fabricante chinesa Qihan, já chegou a Portugal e esteve em fase de testes, durante uma semana no Hotel Turim, em Lisboa.
Através da interação com o robot, os hóspedes podiam consultar informações de voos com horários de partidas/chegadas e consultar o Google Maps para conhecer pontos de interesse em Lisboa, gerada através de um código QR no smartphone, pedir informações sobre meteorologia, sobre o bar e ainda avaliar a estadia no hotel, com direito a muitas selfies entre miúdos e graúdos.
A robot posicionou-se no lobby do hotel onde cumprimentava os hóspedes à chegada e à saída, gerando interação, bem como no restaurante dando informações sobre a ementa, pedindo avaliação de satisfação da estadia e oferecendo um voucher de café pela colaboração.
Para Ricardo Vieira, responsável de marketing da Turim Hotels: “Esta experiência, que surge integrada na estratégia de transformação digital da Turim Hotels, serviu sobretudo para explorar as potencialidades de interação com os nossos hóspedes”.
“Durante esta semana, a ‘Turina’ interagiu com os hóspedes e clientes do restaurante, que de uma forma inovadora puderam não só aceder a informação útil sobre o hotel, mas também a possibilidade de interagir de uma forma divertida, como é o caso da selfie. Nesta semana conseguimos perceber e validar a versatilidade na utilização do robot, que pode passar desde a simples interação como prestar informação complementar, assim como auxiliar ao check in ou avaliação do hotel através da recolha de informação. A presença da ‘Turina’ não deixou ninguém indiferente, e sentimos sobretudo um impacto positivo e o poder de atração desta tecnologia”, acrescenta Ricardo Vieira.
Ajudar as empresas a alavancar negócios
A Sanbot chega a Portugal com a pretensão de ajudar as empresas a alavancar os seus negócios. Um setor que beneficia com este novo dispositivo é o setor turístico, no desenvolvimento de uma melhor experiência de hospitalidade aos turistas, com tradução simultânea, boas-vindas ou recolha de informação.
“Os robots de serviço são uma realidade incontornável da transformação digital e estão a massificar-se em todo o mundo. Em Espanha, estão já altamente estabelecidos, pelo que Portugal não pode ficar atrás nesta evolução tecnológica. A Sanbot foi concebida para facilitar o dia a dia das pessoas, não para as substituir no local de trabalho. Pode ser um asset valioso para as empresas, se bem explorado”, explica o responsável da unidade de robótica, Eduardo Lucena.
Com 20 quilos e 90 centímetros de altura, a Sanbot é um robot social, altamente personalizável, com design simples e equipado com a mais recente tecnologia de inteligência artificial, capaz de exprimir emoções e de oferecer a melhor experiência na interação com as pessoas.
Este tipo de robot de serviço pode, também, ser configurado para funções de telepresença, através de chat de vídeo, tem colunas de som e está programado para encontrar uma estação de carregamento de bateria, desde que esta se encontre num raio de cinco metros.
Os robots Sanbot foram criados pela tecnológica chinesa Qihan, um dos principais players mundiais na comercialização de robots de serviço sociais. Foi desenvolvida em parceria com a IBM Watson, Nuance, Sony e em Portugal é representada pela Beltrão Coelho, que permite às empresas tomarem contacto com esta nova tecnologia através de sistema de aluguer.