Rota da Planície: “A arte de bem receber é o nosso lema”

Manuel e Maria Graziela Lopes

A Rota da Planície nasce em 2008 a partir da necessidade de criar uma empresa capacitada para dar resposta a uma gestão diversificada, exigível à panóplia de produtos resultantes da mesma. Os proprietários, Manuel e Maria Graziela Lopes, recordam que desde sempre existiu um amor especial pela vila de Mourão, e não apenas pelas suas raízes familiares: “Cada vez que falávamos em Mourão, ainda que à distância, a vontade de ver progredir esta pequena vila era notória”.

Na altura, contam, viviam em Almada mas era com frequência que visitavam Mourão, em busca da serenidade e da paz que esta vila lhes transmitia através da natureza envolvente, tão característica da planície alentejana. E, nesta paisagem, um edifício saltava-lhes à vista, bem no alto da colina em frente ao Castelo.

Foi amor à primeira vista pela Casa Esquível (na foto principal), um imóvel especial, sublinham, com uma arquitetura e história únicas. Mais tarde, juntaram-se a Herdade das Rosadas e a Guesthouse da Vila à Rota da Planície, todos eles “locais especiais” para Manuel e Maria Graziela, proporcionando-lhes experiências e emoções diferentes mas transmitindo sempre a confiança necessária para impulsionarem a aposta neste sonho.

Herdade das Rosadas

O mote da resiliência deste casal foi, acreditam, o Lago do Alqueva e tudo aquilo que sempre acreditaram que este lhes viria a oferecer. O desenvolvimento local, a sustentabilidade e a envolvência do território levaram-nos a persistir e a continuar a investir. E assim desenvolveram as unidades de alojamento, apostando na criação de um espaço direcionado para a realização de diversos eventos (casamentos, palestras, reuniões, apresentação de produtos, encontros de grupos, entre outros).

A Herdade das Rosadas é hoje um espaço capacitado para receber até 220 pessoas, equipado com cozinha, duas salas, seis quartos com casa de banho privada, piscina, estacionamento e jardim. A vinha e o olival envolvem e complementam este espaço de agro turismo e eventos em espaço rural.

A Casa Esquível tem capacidade para receber 22 pessoas, possui 11 quartos com casa de banho privada, estando preparada para receber hóspedes com mobilidade reduzida. A piscina, o terraço com uma maravilhosa e privilegiada vista sob a vila de Mourão e o Lago do Alqueva e a zona de estacionamento privada complementam este espaço.

Guesthouse da Vila

Na Guesthouse da Vila é possível acomodar até 16 pessoas. A mesma localiza-se no centro da vila proporcionando aos hóspedes a possibilidade de se deslocarem a pé.

Manuel e Maria Graziela Lopes sublinham que “o nosso Céu é Património Imaterial da Humanidade, e o Terraço da Casa Esquível, a Guesthouse da Vila ou a Herdade das Rosadas são locais privilegiados que proporcionam a todos os que nos visitam momentos especiais dignos de um cenário idílico de sonho”. E garantem: “A Arte de Bem Receber é o nosso lema.”

Para 2023, a Rota da Planície define uma estratégia assente na consolidação de parcerias, com o objetivo de alcançar novos segmentos de mercado, e criar novos produtos diferenciadores em torno do turismo de natureza. O mercado nórdico é, sem dúvida, o público-alvo sendo que a procura vem de encontro à oferta.

Mourão é a península do Lago Alqueva, que leva a que as características náuticas fluviais sejam consideradas pelos amantes dos desportos náuticos fluviais um ex-libris. Para complementar a oferta, a Rota da Planície conta com um território ainda muito puro, um céu magnífico e uma identidade cultural genuína.