“Rota do Atum”: o festival de Porto Santo que promete ser o “palco das atenções gastronómicas”

Entre os dias 4 e 9 de junho, a ilha de Porto Santo vai receber a 2.ª Edição do Festival Rota do Atum, uma iniciativa promovida pela unidade hoteleira Vila Baleira Resort mas que, este ano, contará ainda com o apoio da secretaria Regional de Agricultura e Pescas, da Secretaria Regional de Turismo e Cultura da Madeira e, ainda, da Associação de Promoção da Madeira

À Ambitur.pt, Bruno Martins garante que a “Rota do Atum” é o “palco das atenções gastronómicas”. O diretor-geral do Vila Baleira Resort explica que tudo começou com o objetivo de “criar um evento que marcasse o calendário regional”.

Bruno Martins – diretor-geral do Vila Baleira Resort

A forma como chegaram à temática “Atum” foi fácil: “Descobrimos que a Madeira é responsável por mais de 60% da quota total da pesca do atum em Portugal”. Com base nesta descoberta, “arranjámos uma oportunidade para explorar algo que nos é querido: a gastronomia”, contextualiza. O próximo passo foi arriscar num evento que “inicia a época de verão” e “atrai pessoas a virem para o Porto Santo”, numa altura do ano em que isso é “difícil”, permitindo “combater essa sazonalidade”. O conceito “Rota do Atum” surgiu do facto de “mais de 50 países estarem relacionados com este peixe”. Desta forma, o mote já tem em vista a internacionalização para que, nos próximos anos, “consigamos juntar mais países” e tornar o Festival Rota do Atum “um festival além-fronteiras.

A primeira edição funcionou de forma “piloto” e “concentrámos todas atividades no hotel” (Vila Baleira Resort). Foram convidados chefes de Portugal, Espanha, Itália e França, que “são a base desta segunda edição”. O primeiro ano do festival superou as expectativas: só nos jantares temáticos, foram servidas “500 refeições”, para além das pessoas que “participaram nos workshops que foram cerca de 300”.

“O Atum é a Estrela” é uma das iniciativas que irá decorrer durante festival e que promete ser um dos momentos altos do evento. Trata-se de um concurso gastronómico que privilegia a criatividade e o tempero dos concorrentes. As inscrições estão abertas somente aos profissionais de cozinha com restaurantes em Porto Santo e serão eleitos os três melhores cozinheiros.

Festival Rota do Atum 2018

Face aos resultados positivos da primeira edição, Bruno Martins garante que este ano “vamos ter uma dimensão maior”, sendo que a grande novidade é a de que “abrimos a toda a ilha”. Para além do programa que o Vila Baleira vai apresentar, o Festival Rota do Atum vai receber 15 restaurantes de Porto Santo e diversos fornecedores, assim como outras unidades hoteleiras da ilha que também se associaram ao evento. O que se pretende é que seja “uma alavanca para promover o peixe que mais abunda ao largo daquela ilha, assim como o próprio turismo na região”. Durante o período do festival, “vão ter um menu para toda a gente”. Mas, as novidade não ficam por aqui: este ano o Festival vai contar com a presença  de chefs de três países convidados: Japão, Filipinas e Austrália, “três fatores muito importantes que vão atrair muita gente ao festival”, considera o responsável

Bruno Martins destaca a importante e “forte campanha que está a ser feita”, tanto a nível regional como no mercado nacional, ao mesmo tempo que se tentam dar “os primeiros passos para o (mercado) internacional”. Os voos charter nessa semana de Lisboa e Porto para Porto Santo também estão “em sintonia” e isso será “uma mais valia”. “Vêm pessoas de propósito viajar nessa semana para virem ao Festival do Atum” e, o mais curioso, “é que já vêm grupos organizados de amigos e famílias”, acrescenta.

Para o Vila Baleira Resort, este evento significa uma “valorização para toda a ilha” e, acima de tudo, “vai ajudar os hoteleiros a aumentar taxa de ocupação, recebendo cada vez mais visitantes”. As expectativas são muitas mas há objetivos claros: “Fazer melhor do que no ano passado. Temos tudo para que funcione e que seja um sucesso”. No entanto, Bruno Martins chama a atenção para o facto de ser necessário “crescermos de forma sustentável” sem deixarem de ser “ainda mais ambiciosos” no próximo ano, conclui.

Alguns dos chefs mais prestigiados:

  • Chef – José Cordeiro
  • Chef – António Vieira
  • Chef – Manuel Santos
  • Chef – Shinya Koike
  • Chef – Hirotoshi Ogawa
  • Chef – Carmine Basile
  • Chef – Ben Borsht
  • Chef – José António Goye
  • Chef – Yves Gautier