Royal Caribbean e Celebrity Cruises prolongam suspensão das operações até junho

A Celebrity Cruises e a Royal Caribbean, representadas em Portugal pela Melair Cruzeiros, anunciam a extensão da suspensão das operações. Num comunicado enviado à imprensa, a Celebrity Cruises prevê retomar o serviço a 11 de junho. Já a Royal Caribbean, que tinha previsto retomar algumas das operações a 12 de maio de 2020, informa que após uma consulta com parceiros, como a Associação Internacional das Companhias de cruzeiros (CLIA) e em conjunto com o CDC, decidiu prorrogar a suspensão global por mais um mês, fazendo planos de retomar a operação a 12 de junho.

Ambas as companhias têm em marcha planos de compensação para todos os clientes. Neste sentido, todos os hóspedes com reservas, irão receber automaticamente um Certificado de Futuro Cruzeiro de 125% (FCC) válido até 31 de dezembro de 2021, aplicável a cruzeiros com data de partida até 30 de abril de 2022.

  • Este valor será baseado na tarifa total do cruzeiro paga.
  • O Certificado de Futuro Cruzeiro será emitido automaticamente até 22 de maio de 2020.
  • Taxas de cruzeiro, gratificações ou quaisquer valores pagos no âmbito do programa de upgrade RoyalUp serão reembolsados ​​automaticamente. O processo do reembolso atual é de aproximadamente 45 dias.
  • Se optou pelo programa de cancelamento ‘Cruzeiro com Confiança’, onde lhe foi emitido um Certificado de 100% para um Cruzeiro Futuro, não se qualifica para esta oferta.
  • Se foi aplicado à sua reserva um Certificado de Futuro Cruzeiro, o seu certificado original será reativado. E receberá ainda um novo Certificado de Futuro Cruzeiro, que corresponderá a 125% de quaisquer novos valores pagos nesta viagem. Os certificados serão válidos até 31 de Dezembro de 2020, e poderão ser aplicados a cruzeiros com data de partida até 30 de Abril de 2022.
  • Se a reserva já sofreu o impacto da suspensão global (partidas compreendidas entre o período de 13 de Março e 11 de Maio de 2020) e pagou valores adicionais na nova reserva, os Certificados de Futuro Cruzeiro originais serão reativados no valor original. E, em seguida, receberá um Crédito de Futuro Cruzeiro de 125%, por qualquer novo valor pago, nesta sua nova reserva cancelada. Pode optar pelo reembolso de um ou ambos os Certificados através do processo indicado abaixo.
  • Se preferir um reembolso total, que é um valor mais baixo da oferta acima referida, também possível. O cliente tem a oportunidade de usar o crédito extra oferecido, até 31 de dezembro de 2020, ou solicitar um reembolso até esta mesma data, desativando o seu Certificado de Futuro Cruzeiro.
  • Para iniciar o processo de reembolso, as companhias informam que o cliente deve entrar em contacto através do e-mail: c[email protected]. Após o pedido, as companhias desativam o Certificado de Futuro Cruzeiro e processam o reembolso para a forma de pagamento original, incluindo os depósitos não reembolsáveis. Este procedimento pode levar até 45 dias após o envio da solicitação.

Se adquiriu itens através do Cruise Planner:

  • Pode optar por receber um Crédito a Bordo no valor de 125% do total dos adquiridos através do Cruise Planner, e que pode utilizar numa futura reserva;
  • Aceda aqui até 4 de maio de 2020 para poder solicitar o seu crédito de maior valor. Será notificado por e-mail, acerca do seu crédito extra até 22 de maio de 2020. Se o cliente não solicitar o pedido até à data, o valor das compras no Cruise Planner será automaticamente reembolsado. O reembolso será processado dentro de 45 dias a partir de 4 de maio.
  • No caso, de optar pelo reembolso do cruzeiro antes de 4 de maio, não estará qualificado para esta oferta de crédito a bordo do Cruise Planner.

A Celebrity Cruises e a Royal Caribbean atentam ainda que os hóspedes com excursões em terra reservadas de forma independente devem entrar em contacto com os operadores turísticos, o mais rápido possível. Já os hóspedes com hotéis e transferes reservados diretamente com a companhia serão reembolsados automaticamente.