Royal Caribbean redefine conceito de férias sem preocupações

A Royal Caribbean Cruises Ltd. (RCL), representada em Portugal pela Melair, está a apostar num caminho sem precedentes de inovações digitais que abrangem todos os aspetos do seu negócio, traçando um rumo onde as frustrações em viagem desaparecem, graças à tecnologia que está a ser utilizada nos seus navios. Através de uma aplicação que estará disponível para a frota de 48 navios da companhia nos próximos dois anos, estas inovações tecnológicas irão eliminar as filas de check-in nos portos, informar os membros da tripulação de todas as necessidades dos hóspedes e permitir aos maiores navios uma navegação com redução do consumo de combustível.

“O ritmo da mudança é implacável – e nós também”, afirma Richard D. Fain, presidente e CEO da RCL. “Estamos a explorar uma grande variedade de tecnologias para melhorar todas as facetas do nosso negócio, cada minuto das férias dos nossos hóspedes e cada centímetro dos navios que construímos”.

Jay Schneider, vice-presidente Sénior da RCL, informa que um foco da iniciativa de inovação da RCL em toda a empresa é reduzir o esforço e energia desperdiçadas. “Estamos a encontrar formas de eliminar fricção e frustração, dando aos hóspedes mais tempo para usufruirem das suas férias”, disse Schneider. Os passageiros poderão:
• Embarcar rapidamente no navio, evitando filas de check-in graças à tecnologia de reconhecimento facial que os identifica à chegada.
• Comprar excursões em terra, bebidas e reservas para jantar no conforto das suas espreguiçadeiras na piscina, graças a uma aplicação intuitiva nos seus smartphones.
• Usufruir de experiências de Realidade Virtual e Realidade Aumentada que transformam os espaços a bordo do navio em ambientes virtuais e jogos interativos, onde o teto do camarote pode ser substituído por um céu estrelado, ou as paredes de um restaurante num ambiente de café ao ar livre.

“Os consumidores agora compram experiências, não coisas”, disse Fain, “por isso estamos a criar formas para eles usufruirem de férias customizadas, marcantes e que partilhem connosco as suas preferências. Com a melhoria continua em mente, a nossa estratégia é atualizar constantemente a experiência dos nossos hóspedes, a bordo dos navios das nossas companhias”.

A transformação tecnológica também abrange outras áreas, incluindo inovações que tornam os navios mais eficientes em termos de energia, melhoram a gestão a bordo e colocam mais conetividade nas mãos da tripulação do que nunca.

O evento “Sea Beyond” da RCL – realizado no Brooklyn Navy Yard e patrocinado exclusivamente pela EY – mostra exemplos práticos de como a tecnologia digital está a gerar mudanças em toda a frota das companhias da empresa – Royal Caribbean International®, Celebrity Cruises® e Azamara Club Cruises®.

“A EY orgulha-se de ser o patrocinador exclusivo do Sea Beyond. Nós entendemos o poderoso impacto e experiências positivas que a transformação digital podem criar”, disse Bob Patton, vice-presidente de contas da América. “Trabalhar em conjunto com a equipa da Royal Caribbean tem sido uma experiência incrível”, afirma Patton. “Somos parceiros há mais de uma década e estamos entusiasmados porm continuar a colaborar para alcançar avanços no espaço de inovação digital”.

Para hóspedes: menos fricção, mais tempo para criar memórias
“O nosso objetivo é tornar a experiência dos hóspedes em momentos sem complicações, personalizados e divertidos”, disse Schneider.

Um foco específico é eliminar alguns momentos que roubam tempo aos passageiros durante a experiência de viagem em cruzeiro. “O tempo dispendido em filas – seja à espera de uma refeição, esperar pelas malas ou uma mesa para jantar, reservar uma excursão – este tempo são momentos que poderiam ser usufruidos de outra forma”, disse Schneider. Para devolver esse tempo aos passageiros, a empresa está a combinar tecnologias que vão do reconhecimento facial ao mapeamento por GPS, de forma a agilizar o embarque ou gerir check-ins automaticamente.

Muitas dessas mesmas tecnologias estão a ser implementadas para que o hóspede possa gerir as suas férias na palma da sua mão, disse Schneider. “A nossa nova aplicação tornará mais simples do que nunca reservar e planear as suas férias de cruzeiro em casa ou com um agente de viagens. Já a bordo, poderá utilizar mapas e guias interativos, explorar o navio com características inovadoras, tais como a visão de raios-x, ou pedir bebidas que podem ser entregues onde quer que esteja”. A aplicação, juntamente com o próxima geração das WOW Bands da companhia, também abrirá as portas e permitirá controlar a iluminação e a temperatura dos camarotes.

Uma versão inicial da aplicação já está disponível em navios selecionados da frota da RCL. Schneider afirma que a RCL continuará a melhorar a aplicação, adicionando novos recursos. “O nosso objetivo é ter a aplicação funcional em cerca de 15% da nossa frota até ao final deste ano, e mais do que o dobro até ao final de 2018”, disse Schneider.

Outras inovações apresentadas no Sea Beyond estão em fase de “piloto”, disse Schneider. “Os participantes do Sea Beyond poderão ver em antemão o que acontece quando deixamos a imaginação voar. Imagine provar uma sobremesa exótica onde, a cada colher, todo o ambiente muda – pelo menos virtualmente. Ou imagine um camarote onde não tem apenas o controlo da iluminação e temperatura, mas também o poder de transformar o seu teto numa noite estrelada, ao toque de apenas um botão”.

Para a tripulação: melhor interação com os hóspedes
As inovações que enriquecem a experiência dos hóspedes serão complementadas por um conjunto de ferramentas para as tripulações: as possibilidades que a aplicação disponibilizará para os hóspedes serão espelhadas para a tripulação, ajudando a mesma no processo de check-in dos passageiros, acompanhar a entrega da bagagem nos camarotes, bem como interagir com os hóspedes ao longo das suas férias.

Adicionalmente, as tripulações terão acesso a meios para gerir os seus próprios horários, ficarem conectados a amigos e familiares enquanto estiverem a bordo, bem como à companhia durante os os períodos fora de contrato.

“Nós ganhamos regularmente as melhores classificações de satisfação dos clientes na indústria – que é, antes de tudo, um tributo ao trabalho excepcional que as nossas tripulações fazem todos os dias”, disse Fain. “Para continuar a melhorar, vamos continuar a surpreender os nossos hóspedes através dos membros das nossas tripulações, mesmo enquanto os ajudamos a gerir melhor os desafios especiais de estar longe daa suas casas e famílias enquanto estão a bordo”.

Para a frota RCL: embarcações mais inteligentes, seguras e uma pegada ambiental reduzida
No Sea Beyond também serão apresentadas inovações destinadas a melhorar a gestão dos navios e a sua eficiência energética.Por exemplo, as pontes de comando usarão a realidade aumentada para ajudar na navegação e na manobra. “Os nossos navios operam sempre com profunda sensibilidade às limitações que o tempo pode impor. Mas ter novos meios para mitigar os impactos do tempo nas partidas e chegadas ajuda-nos a manter compromissos de horários e itinerário, tão importantes para os nossos hóspedes”, afirma Fain. Adicionalmente, os oficiais poderão rastrear os hóspedes no caminho para as estações de emergência, de forma a garantir que todos podem ser localizados.

A RCL também está a inovar para reduzir o consumo de combustível em toda a frota, o que não só diminui os custos operacionais, mas também reduz as emissões poluentes do navio. Historicamente, cada nova classe de navios RCL é significativamente mais eficiente em termos de combustível do que a sua antecedente, pois novos aparelhos de alta eficiência, tecnologias de iluminação, aquecimento e refrigeração melhoradas ajudam a reduzir as necessidades energéticas. Além disso, a RCL é pioneira no uso de um sistema de lubrificação a ar que cobre os cascos de seus navios com milhões de bolhas de ar microscópicas para reduzir ainda mais a resistência e o arrasto do navio. Nos usos iniciais, a lubrificação a ar reduziu o consumo de combustível em velocidade de 7 a 8%.

Complementar aos esforços de conservação de energia da RCL, a companhia fomenta o uso de energias alternativas. Alguns navios da RCL já estão equipados com painéis solares que geram energia suficiente para algumas necessidades a bordo. No Sea Beyond, a RCL irá fomentar o uso de células de combustível para geração de energia. O uso de células de combustível pode mudar fundamentalmente o design do navio, distribuindo fontes de energia pelo mesmo. Além disso, a adoção de células de combustível também significaria produzir menos energia de geradores a diesel, reduzindo as pegadas ambientais dos navios. A empresa está a planear experiências com células de combustível em navios já existentes, com vista ao uso extensivo de células de combustível e propulsão de gás natural liquefeito (GNL) na sua nova classe de navios Icon. “Temos a expectativa de desenvolver um negócio cada vez mais sustentável ambientalmente”, disse Fain. “Experimentar novas maneiras de alimentar os nossos navios é apenas uma parte do nosso amplo compromisso de ser uma companhia ambiental responsável”.

Sea Beyond define um rumo
“Todos os anos, milhões de hóspedes confiam-nos algo muito precioso: o seu tempo de férias”, disse Fain. “Para merecer essa confiança, trabalhamos continuamente para superar as suas expectativas em todas as oportunidades, desde o planeamento das suas férias ao embarque nos navios, dias em navegação ou excursões em terra, refeições, tempo de lazer ou entretenimento. O Sea Beyond é apenas uma amostra de como estamos a redefinir toda a nossa empresa”.

[ot-video]

Sea Beyond: Experience the New the Next and the Never Before with Royal Caribbean from RCL Corporate on Vimeo.

[/ot-video]