Royal Caribbean investe 100 milhões de dólares no novo terminal de Cruzeiros de Galveston

A Royal Caribbean Cruises Ltd. assina contrato de longa duração com o Porto Marítimo de Galveston, o quarto porto marítimo com mais movimento da América do Norte, para a construção de um novo Terminal de Cruzeiros. Conforme se pode ler num comunicado enviado pela companhia, o investimento está avaliado em “100 milhões de US Dólares”, sendo através de uma “parceria público-privada” que a Royal Caribbean irá “construir o terminal e alugar o mesmo por um período inicial de 20 anos”, com quatro opções de extensão contratual de 10 anos.

O terminal contará com uma área útil de, aproximadamente, 51.800m2 e irá localizar-se na Secção Este do Porto Marítimo, conhecida como Pier10. A construção deverá começar em “abril de 2020 e terminar no outono de 2021”, refere o mesmo comunicado. O edifício irá receber as mais recentes tecnologias, incluindo checkin eletrónico e reconhecimento facial, de forma a agilizar o embarque dos passageiros. O terminal será projetado e construído de forma sustentável, cumprindo os padrões de certificação LEED (Liderança em Energia e Design Ambiental).

Rodger Rees, diretor-geral e CEO do Porto Marítimo de Galveston, afirmou que “este é um momento histórico, não apenas para o porto marítimo, mas também para Galveston. Esta parceria irá trazer crescimento económico à região e ao estado do Texas, oportunidades de emprego e receitas para o estado. Também irá trazer mais visitantes à ilha, que será agora um destino de cruzeiros mundial. Estamos muito gratos por esta parceria com a Royal Caribbean”.

À medida que a indústria dos cruzeiros cresce no Porto de Galveston, o impacto económico local e nacional é notório. O negócio dos cruzeiros em Galveston cresceu 13% em 2018, um crescimento que resultou em 1.5 biliões de US Dólares em gastos diretos da indústria de cruzeiros e em 26.241 empregos, cujos salários acumulados e anuais rondam um total de 1.75 bilião de US Dólares.

Já Michael Bayley, presidente e CEO da Royal Caribbean International destacou o entusiasmo da empresa com a parceria estabelecida entre o Porto de Galveston para o “desenvolvimento de um terminal com tecnologias de última geração, que será a porto de partida dos maiores navios da nossa frota, incluindo o Allure of the Seas. O novo terminal irá permitir-nos trazer mais passageiros para esta região, um aumento expectável de 50%, que representa um impacto económico expectável de 100 milhões de US Dólares apenas no primeiro ano”.

A parceria entre o Porto de Galveston e a Royal Caribbean começou em 2002 com a inauguração do Rhapsody of the Seas. Atualmente, é o porto de partida do Enchantment of the Seas e do Liberty of the Seas.

Em novembro de 2021, o novo terminal de cruzeiros irá receber um dos maiores navios de cruzeiros do mundo, o Allure of the Seas. Depois de uma revitalização de 165 milhões de US Dólares, o Allure irá proporcionar ainda mais aventuras com o Ultimate Abyss, o escorrega mais alto em alto mar, com 10 decks de voltas e reviravoltas; The Perfect Storm, um trio emocionante de escorregas aquáticos; e uma variedade de opções gastronómicas novas, incluindo o Giovanni’s Italian Kitchen & Wine Bar, o Playmakers Sports Bar & Arcade e o El Loco Fresh. O Allure irá operar cruzeiros com 7 noites pelas Caraíbas, desde Galveston.