Ryanair anuncia 22 novas rotas e mais três aviões em Lisboa

A Ryanair anunciou um investimento de 300 milhões de dólares (cerca de 253 milhões de euros) no Aeroporto de Lisboa, onde irá alocar mais três aeronaves a partir de novembro (para um total de sete aeronaves na base portuguesa) como parte da sua programação de inverno 2021.

Com esta ampliação, a Ryanair operará 50 rotas (mais que a TAP, afirma a companhia, em comunicado) e mais de 250 voos semanais desde Lisboa, incluindo 22 novas rotas para destinos em Itália, Marrocos, França, Espanha, Polónia, Reino Unido, Dinamarca, Alemanha, entre outros. Adicionalmente, a Ryanair programará 20 voos semanais adicionais em oito rotas da sua rede.

Na mesma nota, a companhia lembra que “é agora imperativo que o Governo português apoie este investimento, acelerando o desenvolvimento das infraestruturas aeroportuárias de Lisboa (incluindo a abertura do Aeroporto do Montijo) e assegurando que a TAP não acumula faixas horárias de aterragem e descolagem em Lisboa que simplesmente não pode utilizar, devido à redução de 20% da sua frota”.

E garante que o crescimento da Ryanair em Lisboa apoiará a recuperação da economia e da indústria turística (criando 4.000 empregos indiretos na região) e melhorará a conectividade numa altura em que a TAP está a reduzir a sua rede de rotas, frota e trabalhadores.

O diretor Comercial da Ryanair, Jason McGuiness, afirmou: “Temos o prazer de anunciar os nossos planos de expansão para Lisboa este Inverno com mais três aeronaves no aeroporto, o que representa um investimento de 300 milhões de dólares, e 22 novas rotas para destinos fantásticos em Itália, Marrocos, França, Reino Unido, Espanha, Polónia, Dinamarca e a Alemanha. A Ryanair operará mais rotas europeias de curta distância a partir de Lisboa do que qualquer outra companhia aérea neste Inverno, sendo um dos maiores investidores estrangeiros na economia portuguesa, criando emprego local e contribuindo anualmente com mais de 138 milhões de euros em impostos governamentais e taxas. Continuamos empenhados em apoiar a indústria turística de Portugal e em recuperar conectividade após o impacto da pandemia. Esta expansão proporcionará cinco milhões de passageiros por ano em Lisboa e apoiará mais de 4.000 empregos diretos e indiretos na região. Apelamos à Comissão Europeia para assegurar que a TAP deixe de acumular faixas horárias no Aeroporto de Lisboa que não pode utilizar, o que está a bloquear tanto a concorrência como a oferta dos consumidores em Lisboa. É agora vital que o Governo português e a Comissão Europeia apoiem o nosso plano de crescimento de 300 milhões de dólares, acelerando o desenvolvimento das infraestruturas aeroportuárias em Lisboa (incluindo a abertura do Montijo) e impedindo a TAP de acumular faixas horárias de descolagem e aterragem no Aeroporto de Lisboa, sem qualquer benefício para os contribuintes portugueses. Continuaremos a transportar milhões de visitantes desde e para Portugal, investindo no setor turístico e normalizando as viagens, ao mesmo tempo que oferecemos aos clientes a maior oferta de rotas e as tarifas mais baixas”.