Ryanair anuncia planos de compra de 75% da companhia de Niki Lauda

A Ryanair anunciou esta semana, que chegou a acordo vinculativo com o ex-piloto de F1 Niki Lauda para adquirir, numa fase inicial, 24.9% da companhia aérea LaudaMotion, valor “que deverá subir logo que seja possível para os 75%”, por um montante que será inferior a 50 milhões de euros.

Através deste plano, a Ryanair pretende assim “providenciar apoio financeiro e na gestão da LaudaMotion, bem como 6 aeronaves em regime de “wet-lease” para a época de verão 2018 de modo a permitir à LaudaMotion que leve a cabo um extenso programa de 21 aeronaves em operação”.

A LaudaMotion é detentora de um AOC (certificado de operador aéreo) austríaco, propriedade de Niki Lauda, que adquiriu recentemente vários dos activos da antiga companhia aérea Niki, incluindo aeronaves A320. A LaudaMotion irá brevemente iniciar uma série de operações regulares e charter com origem na Alemanha, Áustria e Suiça, maioritariamente para destinos de lazer na zona do Mediterrâneo.

Os planos de aquisição da Laudamotion estão no entanto sujeitos a aprovação por parte das autoridades de concorrência da União Europeia. Segundo o acordo estipulado, Niki Lauda será o presidente do Conselho da companhia aérea e irá supervisionar a implementação da sua estratégia de construir uma companhia aérea de baixo custo austríaca.

“Sempre defendi a concorrência e demonstrei a minha oposição a monopólios. Como tal, estou entusiasmado com o facto de, em parceria com a Ryanair, a LaudaMotion possa estabelecer-se como um concorrente forte e crescer rapida e sustentavelmente. Nasceu um novo actor de relevo no mercado da aviação e mal posso esperar por oferecer aos nossos passageiros uma extensa rede de rotas a preços competitivos”, realçou Niki Lauda, fundador da companhia.

*Foto Reuters