Ryanair apela a reservas diretas para evitar “práticas abusivas” de agências de viagens online

A Ryanair vem apelar, em comunicado, aos clientes para que realizem todas as suas reservas através do website ou aplicação da Ryanair, na sequência de novas provas de práticas abusivas levadas a cabo por determinadas agências de viagens online (“OTA”). A companhia afirma ter sido notificada pelos clientes de um esquema falso de “desconto”, em que os clientes compram voos Ryanair com desconto através de agências de viagens online que não têm qualquer filiação com a Ryanair. Estas agências de viagens online utilizam dados de pagamento do cliente para levar a cabo a reserva de voos, antes de armazenar os dados de pagamento do cliente para utilização fraudulenta numa data posterior. A Ryanair adverte os clientes para terem cuidado com este esquema, recomendando a reserva de voos apenas no site ou aplicação da Ryanair.

Os clientes que reservaram através de uma agência de viagens online podem agora verificar se foram cobrados em excesso, utilizando a ferramenta de verificação de preços da Ryanair, que foi lançada em abril. Esta ferramenta de verificação de preços foi utilizada por mais de 50.000 clientes até à data e permite aos clientes comparar quanto pagaram à agência de viagens e quanto a Ryanair recebeu pela reserva. O modelo de negócio das agências de viagens online funciona através da aplicação de margens de lucro a voos e produtos, o que significa que os clientes podem pagar até 40% mais pelas mesmas ofertas, do que se tivessem reservado diretamente no website ou aplicação da Ryanair.

A Ryanair recomenda reservar sempre no website ou aplicação da Ryanair uma vez que, para além de aplicarem tarifas mais elevadas, as agências de viagem online podem também impedir a Ryanair de receber dados de contacto de clientes, fornecendo à Ryanair endereços de email falsos e cartões de crédito virtuais para completar as reservas. No início do ano, a Ryanair introduziu o “Selo Verificado” para proteger ainda mais os clientes. Este selo é uma garantia para os clientes de que estão a reservar diretamente com a Ryanair, sendo exibido com um tick de marca apenas no website e aplicação da Ryanair.

Dara Brady, diretor de Marketing da Ryanair, afirmou: “Este último esquema levado a cabo por algumas agências de viagens online é mais uma razão pela qual os passageiros devem reservar apenas através da Ryanair. As agências de viagens online estão a vender os nossos voos mas não têm acordos comerciais com a Ryanair para o fazer, e qualquer reprodução do nosso website viola os nossos termos de utilização. Em resposta, no início do ano lançámos o Selo Verificado no website e aplicação da Ryanair para ajudar os clientes a evitar as armadilhas das agências de viagens online, que muitas vezes cobram em excesso, e podem fornecer informações incorretas, impedindo a Ryanair de comunicar diretamente com os seus passageiros. Esta iniciativa foi lançada em conjunto com o nosso verificador de preços, num esforço para trazer à luz as margens desnecessárias que os agentes de viagens online cobram aos clientes. Mais de 50.000 clientes já utilizaram a ferramenta e, da próxima vez, farão as suas reservas diretamente com a Ryanair para evitar serem cobrados em excesso. A Ryanair continuará a sensibilizar para as questões associadas às reservas através de agências de viagens online para proteger os clientes contra estas práticas ilegais e apelamos aos consumidores para que tenham cuidado com as ofertas falsas de voos com desconto da Ryanair, reservando sempre no website e/ou aplicação Ryanair.com para conseguir as tarifas mais baixas e um serviço direto de atenção ao cliente”.