A Ryanair, apelou ao recém-formado Governo Português para que resolva urgentemente a contínua escassez de pessoal no controlo fronteiriço nos aeroportos de Faro, Lisboa e Porto. Estes constrangimentos estão a causar atrasos desnecessários de até 2,5 horas aos passageiros.
Só nas últimas duas semanas (de 26 de maio a 9 de junho), mais de 270 passageiros que viajavam a partir dos aeroportos de Faro, Lisboa ou Porto perderam os seus voos devido a atrasos excessivos no controlo de fronteiras causados pela falta de pessoal.
“Esta situação é completamente inaceitável e o novo Governo deve tomar medidas urgentes para garantir que o controlo fronteiriço nos aeroportos portugueses está devidamente dotado de recursos, especialmente durante o pico da manhã, de forma a evitar atrasos desnecessários e que mais passageiros percam injustamente os seus voos”, pode ler-se no comunicado da transportadora, enviado à imprensa.
O Diretor de Operações da Ryanair, Neal McMahon, afirmou ainda que “é inaceitável que os passageiros – muitos dos quais viajam com crianças pequenas – estejam a sofrer atrasos de até 2,5 horas no controlo fronteiriço nos aeroportos de Faro, Lisboa e Porto devido à falta de pessoal. Só nas últimas duas semanas, mais de 270 passageiros perderam os seus voos apenas porque o operador aeroportuário, ANA, não assegurou que existisse pessoal suficiente para gerir o controlo de fronteiras nestes aeroportos – alguns dos principais em Portugal. Esta situação é insustentável e só se agravará com o aumento do tráfego à medida que avançamos para a época alta de verão”.