Ryanair inicia operações na Madeira

A Ryanair começou esta terça-feira, dia 29 de março, as operações da Madeira para 10 destinos nacionais e internacionais, com ligações a sete países: Portugal, Reino Unido, Alemanha, França, Irlanda, Itália e Bélgica, sendo notória a grande ocupação das aeronaves que chegam e partem do Aeroporto da Madeira – Cristiano Ronaldo.

No caso das ligações de Lisboa são realizadas com um avião Boeing 737-800 de 189 lugares, que a companhia tem baseado no Aeroporto Humberto Delgado, de onde assegura duas ligações diárias para a Madeira.

Os horários dos voos Lisboa-Funchal são os seguintes: 2.ª feira, 3.ª feira e 4.ª feira – 6h40 e 17h45; 5.ª feira – 12h25 e 17h45; 6.ª feira – 6h20 e 18h10; sábado – 6h35 e 13h20; domingo – 6h15 e 19h40

Por seu turno, nos voos Funchal-Lisboa, são nestes dias e horas: 2.ª feira e 4.ª feira – 9h20 horas e 20h05; 3.ª feira – 8h55 e 20h10; 5.ª feira – 14h40 e 20h05; 6.ª feira – 8h45, 10h15 e 20h30; sábado – 10h15 e 15h40; domingo – 8h50 e 20h10.

Para a cidade do Porto, as viagens diárias têm origem no Aeroporto da Madeira.

Todas as partidas para a cidade nortenha são às 6h50, com exceção do domingo, que é às 17h05. Os regressos à Madeira surgem às 9h25 à 2.ª feira; às 9h15, de 3.ª feira a sábado; e às 19h30, no domingo.

No que respeita às operações internacionais a Ryanair tem ligações a oito cidades europeias: Reino Unido – seis voos por semana de Londres (Aeroporto de Stansted), excluindo o domingo, e três voos de Manchester (2.ª feira, 4.ª feira e 6.ª feira); Irlanda – dois voos de Dublin (4.ª feira e domingo); Bélgica – dois voos de Bruxelas (Aeroporto Charleroi) (5.ª feira e domingo); França – dois voos de Paris (Aeroporto Beauvais) (2.ª feira e 6.ª feira), e dois voos de Marselha (3.ª feira e sábado); Itália – dois voos de Milão (Aeroporto de Bergamo) (5.ª feira e domingo); Alemanha – dois voos de Nuremberga (3.ª feira e sábado).

Sublinhe-se que a Ryanair concretiza para a Madeira cinco novas rotas: Bruxelas (Aeroporto Charleroi), Paris (Aeroporto Beauvais), Milão (Aeroporto de Bergamo), Marselha, e Dublin. A linha de Marselha existiu no passado, operada pela Volotea, e também a de Dublin, então realizada pelas companhias Air Lingus e SATA.

No global da operação, incluindo as cidades nacionais de Lisboa e do Porto, a companhia programou uma oferta de 42 frequências semanais.

Ryanair permite mais acessibilidades

O secretário Regional de Turismo e Cultura, Eduardo Jesus, diz que a operação da Ryanair responde ao “grande desafio de permitir mais ligações à Região Autónoma da Madeira”. Refere que a sua concretização requereu um envolvimento permanente do Governo Regional ao longo dos últimos anos, permitindo que a Região “disponha, agora, de maiores e melhores condições de acessibilidade, o que traduz um grande estímulo ao seu desenvolvimento”.

Com a entrada da Ryanair na Madeira, Eduardo Jesus sublinha que são reforçadas as ligações que o arquipélago dispõe com o Continente, fazendo com que tenha, a partir deste momento, três companhias a voar de forma regular para Lisboa e quatro para o Porto, concretizando, assim, “mais um dos objetivos do Governo Regional no que diz respeito ao reforço da acessibilidade”.

Além do mercado nacional refere o incremento das rotas internacionais, concretamente de Londres, de Manchester, e de Nuremberga, as quais a Madeira já usufrui, “mas cuja origem revela uma evidência de procura. Daí ser oportuno haver maior oferta de voos para a Madeira”.

Por outro lado, aponta a existência de cinco novas rotas por parte da companhia irlandesa para a Região que “vêm abrir uma porta que é extraordinariamente importante por constituírem origens que não estavam a ser servidas de outra forma, concretamente de Bruxelas, Paris, Milão, Marselha e Dublin”.

O secretário Regional de Turismo e Cultura realça que a operação da Ryanair representa uma “oferta de lugares superior a 22%, que corresponde a mais de 350 mil novos lugares que são colocados, de uma só vez, à disposição da Madeira, posicionando a Região no mapa da Ryanair”. Neste âmbito, refere a importância de integrar a rede daquela que é a maior companhia europeia, com acesso a milhões e milhões de pessoas, constando nas suas redes socias, no mailing list e no seu site, numa lógica de campanhas de co-branding.

Eduardo Jesus recorda que a Madeira desenvolve este tipo de campanhas com outras companhias de aviação, tal como o faz com outros operadores que trabalham com o destino Madeira.