Ryanair vai vender posição detida na Aer Lingus à IAG

A Ryanair decidiu esta terça-feira, data limite estabelecida pela proprietária da British Airways, vender a sua participação de 30% na Aer Lingus à IAG (dona da British Airways e da Iberia). “Submetemos hoje a nossa aceitação da proposta da IAG”, segundo afirmou um porta-voz da companhia aérea low-cost irlandesa, em declarações à agência Reuters.
Recorde-se que a venda já fora aprovada pela administração da transportadora no início de Julho mas, tendo falhado a aprovação da oferta até 31 desse mês, a IAG voltou a alargar o prazo, que terminava esta terça-feira.
A Comissão Europeia anunciou, em meados de Julho, a aprovação da aquisição da Aer Lingus pela IAG, tendo sujeitado a operação a condições. A detentora da British Airways, Iberia e Vueling terá de tomar medidas que salvaguardem a concorrência em várias rotas e permitam à Aer Lingus continuar a gerar tráfego para voos de longo curso de companhias concorrentes.
Em Maio também o Estado irlandês tinha autorizado a venda dos 25% que detinha na companhia à Ryanair por 1,4 mil milhões de euros, considerando que esta decisão era no “interesse da indústria dos transportes públicos, da Aer Lingus e dos seus trabalhadores, do turismo da Irlanda e da economia irlandesa”.