S. João da Madeira: Uma cidade voltada para o futuro

S. João da Madeira: Uma cidade voltada para o futuro

S. João da Madeira é um dos mais dinâmicos municípios de Portugal, distinguindo-se também pela qualidade de vida que proporciona. A pujança da sua economia tem sido complementada com uma crescente atividade ao nível da criatividade e da oferta cultural e de lazer.

Essas vertentes conjugam-se nos Circuitos Pelo Património Industrial, um projeto diferenciador de Turismo Industrial em que S. João da Madeira é pioneiro em Portugal e que se destaca por padrões de elevada qualidade, beneficiando ainda da proximidade e boa acessibilidade ao Porto (30 km).

Num emblemático edifício industrial – a Torre da Oliva – encontra-se o welcome center desse programa de Turismo Industrial que proporciona visitas guiadas a várias fábricas dos setores do calçado, chapelaria, colchoaria e etiquetas, assim como à centenária fábrica de lápis Viarco.

Esse ícone português está agora representado nos criativos “bancos de lápis”, desenvolvidos no âmbito de um projeto municipal de produção e instalação, no espaço público, de mobiliário urbano baseado nas marcas da indústria de S. João da Madeira.

Neste roteiro turístico não faltam ainda os museus industriais da Chapelaria e do Calçado, equipamentos únicos em Portugal, aos quais se soma o Núcleo de Arte da Oliva, onde estão patentes obras de duas coleções extraordinárias: “Norlinda e José Lima”, de arte contemporânea, e “Treger/Saint Silvestre”, de arte bruta e marginal.

É esta cidade – multifacetada e irreverente, voltada para o futuro, mas orgulhosa da sua história – que o convidamos a visitar e a conhecer melhor!

Este artigo foi publicado na edição 317 da Ambitur.