Saiba os três passos da APHORT para preparar a reabertura dos restaurantes

Saiba os três passos da APHORT para preparar a reabertura dos restaurantes

Categoria Advisor, Associativismo

A APHORT criou um novo guia de boas práticas que define linhas orientadoras de trabalho para os estabelecimentos de restauração e bebidas. O documento, que foi já entregue à secretaria de Estado do Turismo, indica os primeiros pontos a ser implementados pelos restaurantes na sua reabertura no próximo dia 18 de maio, tais como o acompanhamento das equipas de trabalho, o “Dia XL – Dia da grande limpeza e arrumação” e a monitorização da qualidade do ar.

Este documento resultou de um trabalho de auscultação das empresas no terreno e da observação das medidas que estão a ser implementadas internacionalmente, explica a associação, em comunicado. A APHORT pretende com este guia ajudar os estabelecimentos na implementação dos procedimentos necessários para uma reabertura em segurança, que lhes permitam obter resultados eficazes, tendo em conta a sua realidade e sem alinhar em processos demasiados complexos ou impossíveis de executar. Esta linha de pensamento, que visa a simplificação de processos sem descurar o rigor, e que a APHORT afirma que sempre defendeu, foi entretanto validada pela Direção-Geral de Saúde, que já emitiu as suas orientações para estes estabelecimentos de acordo com esta abordagem.

Numa primeira fase de preparação para a reabertura, a APHORT definiu três passos essenciais, que os estabelecimentos devem começar a implementar desde já, e que passam por:
1. Fazer um acompanhamento do estado atual das equipas de trabalho, de forma a avaliar a situação e a garantir que estão asseguradas as condições para o seu regresso gradual;
2. Organizar um “Dia XL”: um dia dedicado à grande limpeza e arrumação, durante o qual os proprietários devem percorrer o seu estabelecimento de ponta a ponta, adotando a perspetiva do cliente, e procedendo à reorganização do espaço e ao reposicionamento do mobiliário, com o objetivo de facilitar a limpeza e a circulação de pessoas, terminando com uma limpeza e higienização gerais.
3. Proceder à avaliação da qualidade do ar que circula nos estabelecimentos, através da revisão de sistemas de ventilação, ar condicionado e de exaustão.

O guia de boas práticas da APHORT disponibiliza ainda um conjunto de outras indicações práticas relacionadas com medidas orientadas para a proteção das equipas de trabalho, para a limpeza e desinfeção dos espaços e para o serviço ao cliente, à luz da nova realidade. O cumprimento destas medidas permite assegurar as condições necessárias ao regresso ao trabalho da restauração, mantendo como prioritária a proteção da saúde e segurança dos colaboradores, clientes e demais intervenientes na atividade destes estabelecimentos.

Consulte aqui o Guia de Boas Práticas para Estabelecimentos de Restauração e Bebidas | A Nova Normalidade

Foto Restaurante Largo do Paço