Saiba quais são as tendências das viagens de luxo em 2018

A Small Luxury Hotels of the World (SLH), em parceria com a consultora global Trendwatching, divulgaram o relatório sobre as tendências que projetam o que irá definir a experiência hoteleira de luxo em 2018. A SLH tem sido inovadora neste campo desde que foi criada há 27 anos como “a campeã das pequenas unidades” e, em conjunto com a Trendwatching, identificou cinco tendências específicas presentes na sua coleção com mais de 500 hotéis em todo o mundo. A procura pelo lazer mais personalizado (Hands-on Luxe), as novas esferas para a descoberta do interior (Histórias espirituais), são novos desafios e tremendas oportunidades que estão já disponíveis para aqueles para pretendem surpreender e encantar os viajantes nos próximos 12 meses.

1. HANDS ON LUXE – Maior envolvimento & Personalização
Esqueça as coisas extravagantes – estamos verdadeiramente na era da Economia da Experiência, com experiências únicas e memoráveis superando qualquer lembrança física. Se julgamos que as viagens e a hospitalidade já viram o impacto total do efeito do Instagram, consideremos que esta plataforma deverá crescer de 800 milhões (em setembro de 2017) para um bilião de utilizadores em 2018. Isto significa mais caçadores de experiências e mais partilhas a cada momento, agora mais do que nunca.

No entanto, como é que os viajantes de luxo se distinguem das massas e fazem algo radicalmente diferente em 2018? Envolvem-se totalmente no plano das suas férias e asseguram cada momento da sua experiência – como a criação personalizada do próprio ambiente para o jantar – os viajantes desejam co-projetar sua própria experiência.
Contra-intuitivo? Certo. Porém, quando feito corretamente, os viajantes de espírito independente obtêm maior proveito e guardam lembranças (ainda) mais especiais.

O membro da SLH, Dar Ahlam, introduziu o programa 700 mil horas, o primeiro do mundo da experiência do “hotel errante” que propõe uma viagem para um novo destino a cada seis meses. Os hóspedes que participam na experiência devem tornar-se membros do programa “The Amazirs ‘Circle”, que contém diferentes níveis de adesão. Os hóspedes que optarem por se juntar aos níveis superiores poderão influenciar os destinos do hotel, obtendo uma experiência como curadores.

Hotel Magna Pars Suites Milano & The VIEW Lugano

Hotel Magna Pars Suites Milano & The VIEW Lugano: Obtenha um “aroma” personalizado do lugar em cada quarto de hotel
O olfato tem o poder de desencadear memórias de uma maneira muito mais poderosa do que qualquer outro sentido, sendo assim, parece natural que os hotéis desejem utilizar essa sensação para melhorar a experiência de um convidado. Baseado numa antiga fábrica de perfumes, as sensações olfativas tomam o centro do palco no Hotel Magna Pars Suites Milano. Aqui, os hóspedes são levados para o laboratório de perfumes no momento do check-in e podem escolher uma de 39 fragâncias. Cada essência é identificada por um número – o Número da Suite – e pelo seu ingrediente olfativo correspondente, a partir de aromas de madeiras de arbustos florais e árvores frutíferas. A VIEW Lugano dispõe também de outras opções para os hóspedes antes de sua chegada – não só a escolha do aroma do seu quarto, mas também o tipo de linho, a marca de artigos de higiene e até a cor de seu papel higiênico (sim, o preto é o mais popular, caso estivesse se questionando!).

OceanGate: A visita extremamente prática ao Titanic por 118.000 euros
A OceanGate é a empresa privada de pesquisa oceânica que realizará a primeira Expedição Titanic em 2018, uma missão submarina para estudar o naufrágio do Titanic. Cinquenta e quatro passageiros pagaram 118.000 EUROS cada um (em abril de 2017) para fazer parte desta missão durante uma semana fora da costa da Terra Nova. Os passageiros tiveram de se candidatar para participar e vários foram rejeitados, mesmo tratando-se de uma viagem de luxo. Os participantes terão de participar num treino para preparar a saída do helicóptero subaquático, saber atuar em caso de acidente do helicóptero, e estar aptos para completar tarefas básicas (como montar baterias) para poder ajudar a tripulação enquanto não estiverem a explorar os destroços. O valor da viagem financiará futuras expedições, bem como uma representação em 3D para ficar disponível no site do Patrimônio Subaquático da UNESCO.

 

2. SPIRITUAL STORIES: Jornadas Espirituais
Os consumidores de luxo não têm dificuldades em deslocar-se e ir para um lugar diferente, mas todos estão na corrida para serem a melhor versão do seu “eu” procurando um tipo de viagem mais significativa. Observe o boom da indústria do bem-estar pela procura constante por uma auto-atualização. Esta procura supera o tratamento num spa bem equipado, ou a meditação para o relaxamento. Em 2018, a inovação e a procura por estes espaços terá de ser mais aprofundada do que uma simples massagem, porque não se trata apenas de relaxamento – trata-se da descoberta.

Desde as maiores marcas, aos menores operadores, todos estão a competir para poder fornecer experiências espirituais e momentos personalizados. Há um número crescente de consumidores que procuram um desenvolvimento interno que lhes dê uma história única para partilhar. Os viajantes de luxo procurarão contar aos seus parceiros sobre a sua experiência: “A minha jornada espiritual foi mais profunda que a sua”

Sankara Hotel & Spa Yakushima

Sankara Hotel & Spa Yakushima: Pontos de energia incutem poder aos convidados
Os guias no Sankara Hotel & Spa Yakushima no Japão levam os convidados para visitar alguns pontos de poder natural na Ilha de Yakushima, o primeiro local a ser declarado no país como Património Mundial Natural. Estes pontos de poder representam áreas onde se acumula a energia natural da Terra, acreditando-se que imerge os visitantes em energia de cura envolvidos nos mitos antigos do Japão, santuários, Shugendo culto de montanha e práticas do feng shui. A Ravina Shirantani Unsuikyo (também conhecida como a Floresta da Princesa Mononoke, referenciando Hayao, o filme popular de Miyazaki) está coberta por uma exuberante vegetação e acredita-se que Jomonsugi Cedar muda as perspetivas dos visitantes pelos os 7.000 anos de idade.

Spa Village Resort Tembok

Spa Village Resort Tembok: O Resort oferece tratamentos de spa à luz das estrelas
O Spa Village Resort Tembok em Bali oferece uma sessão de observação de estrelas e uma massagem no tratamento Spa Estrelas. Durante a sessão de observação de estrelas, os hóspedes ficam numa plataforma flutuante e escutam uma música ao ar livre; a massagem noturna visa transmitir a espiritualidade natural da praia aos convidados. Os hóspedes seguem um caminho à luz das velas para a massagem do oceano, que incorpora óleos de ervas para liberar tensão e equilibrar as energias masculinas e femininas no corpo.

Vild Mad: A aplicação ensina às pessoas a arte de explorar
Disponível para download a partir de junho de 2017, Vild Mad (que significa ‘Wild Food’) é uma aplicação de telemóvel desenvolvida pelo Chef dinamarquês, René Redzepi e pela equipa da Conferência anual MAD Symposium. Esta aplicação gratuita tem como objetivo ensinar às pessoas como explorar. Disponível em inglês e dinamarquês, a aplicação dispõe de instruções sobre a Exploração, como encontrar e identificar alimentos selvagens e, em seguida, como cozinhar estes ingredientes. O Noma México de Redzepi e o hotel La Zebra da SLH em Tulum em ficaram esgotados em segundos.

 

3.NOVEL GAZING: Romance – Fixados pelas coisas Simples
Com o desejo de escapar às distrações do mundo digital da vida quotidiana, os viajantes de luxo desejam voltar aos tempos em que a vida era mais simples. Sentem-se nostálgicos por um tempo em que não despendiam mais de cinco horas por dia nos media digitais (KPCB, maio 2017). Em 2018, os viajantes de luxo modernos encontrarão consolo em todas as coisas intemporais, e o que é mais eterno do que a literatura? Os especialistas da hospitalidade independente estão proporcionando uma sensação imersiva ao passado através de bibliotecas, mordomos literários, homenageando estimados escritores e romances clássicos. Muito embora essas experiências procurem os prazeres mais simples, completam esses desejos por novas lembranças dos consumidores para poder sempre recordar.

The Betsy South Beach & Kristiania Lech

The Betsy South Beach & Kristiania Lech: Os hotéis apresentam literatura aos convidados
O Betsy South Beach em Miami e o hotel Kristiania Lech na Áustria ambos implementam diversas atividades focadas na literatura com o objetivo de ampliar as mentes. Todas as noites, os hóspedes do Betsy South Beach recebem um marcador apresentando poesia do finalista do prémio Pulitzer Hyam Plutzik (o pai de o dono do hotel, Jonathan Plutzik) que funciona como uma flor. O hotel também abriga o Betsy Writers ‘Room, que serve como um espaço de trabalho para escritores e um centro onde os hóspedes podem interagir com os artistas que visitam o espaço todas as semanas. O Kristiania Lech tem o seu próprio “mordomo de livros”, um curador que entrevista os convidados, conhecendo os seus gostos literários e, em seguida, sugere-lhes uma seleção de livros.

Owl and the Pussycat Hotel: Conceito de hotel baseado num poema
O Owl e o Pussycat Hotel no Sri Lanka são baseados nos poemas de Edward Lear, que morou aqui durante o século XIX. O hotel habilmente usa Instagram para transmitir o mundo não-sensorial como Lear imaginou. A Coruja e o Pussycat Hotel também patrocinou o Galle Literary Festival em janeiro de 2017 e o Prémio Edward Lear para a Poesia.

Rockliffe Hall: Um resort que explora o tema Alice no País das Maravilhas
O Mischmasch será inaugurado em 2018 e é inspirado numa ilustração do jornal de Lewis Caroll, que passou alguns dias da sua infância em Croft, a aldeia vizinha a Hurworth, onde está localizado Rockliff Hall. O Mischmasch tem como tema forte a obra de Lewis Carroll, apresentando uma ampla gama de atividades do País das Maravilhas para os visitantes mais jovens no Rockliffe Hall hotel. Estes incluem a Alice no País das Maravilhas, uma Trilha natural e esculturas (algumas das quais estão bem escondidas para as crianças as encontrarem), um grande parque ecológico de aventura, incluindo escalada e fontes de água interativas. Uma das principais características do Mischmasch são os seis Arctic Pods, aninhados na floresta, com diferentes experiências no seu interior, incluindo jogos interativos e o início de uma viagem para “Encontrar o gato Cheshire”.

 

4. NIGHT NURSES: Mordomos & Enfermeiras do Sono
Há uma coisa que todos precisamos mas, de alguma forma, está universalmente fora do alcance – uma boa noite de sono. Entre despertadores e beepers, as distrações são constantes e os viajantes de luxo estão cada vez mais preocupados com a qualidade do sono. O Centro de Controle e Prevenção de Doenças nos EUA identificou a falta de sono como uma epidemia de saúde pública e a indústria de sono assistido deverá atingir 52 biliões de dólares até 2020 (BCC Research, janeiro de 2016).

Não é nenhuma surpresa que os viajantes esperem que os hotéis sejam paraísos do sono e que lhes proporcionem a melhor noite de descanso, e isso vai muito mais além de que disponibilizar menu de almofadas. As marcas das viagens de luxo estão agora proporcionando experiências rejuvenescedoras memoráveis e soluções para cada hora da noite, desde o primeiro minuto até o momento em que acordam – embora, em alguns casos, não apeteça interromper o sono se isso leva a momentos inesquecíveis.

137 Pillars Suites

137 Pillars Suites: O grupo de hotéis que oferece uma terapia de sono e serviços de “mordomo” para dormir
O grupo hoteleiro 137 Pillars oferece dois tratamentos de sono destinados a relaxar os seus convidados: o Sleep by Design e o Sleepdown, no Chiang Mai em Banguecoque. O Sleep by Design é um ritual de 90 minutos composto por quatro partes e inclui tratamentos de Reiki, uma massagem, cobertores ou toalhas quentes e aromaterapia. O serviço Sleepdown é conduzido por um curador do sono, um Sleep Butler, e inclui um chá, um banho personalizado, e a opção de escutar uma história para poder dormir e configurar a música durante o sono.

Circadia: O dispositivo para medir e melhorar o ciclo do sono
A campanha da Kickstarter para o desenvolvimento da Circadia – um dispositivo com uma lâmpada inteligente que foi concebido para monitorizar e melhorar a qualidade do sono dos utilizadores – obteve o dobro do seu objetivo na angariação de fundos em agosto de 2017. Com 98% de precisão, os sensores da Circadia medem a respiração, o movimento e a frequência cardíaca dos utilizadores, bem como as condições (luz, clima e som) dos seus quartos enquanto dormem. O dispositivo custa 67 EUROS e utiliza essas informações para poder despertar as pessoas no melhor horário com base no seu ciclo e fornece indicações (via Circadia mobile app) sobre como podem dormir mais profundamente.

Casper: Duvet evita a transpiração durante o sono
A marca de colchões dos EUA, a Casper, lançou uma campanha de crowdfunding em agosto de 2017 para o Duvet para colmatar a humidade. O cobertor de patente pendente evita o desconforto de transpirar durante o sono e é constituído por lã Merino para reduzir a humidade. Com o preço de 212 EUROS, o édredon começará a ser enviado em dezembro de 2017. No DasPosthotel na Áustria, as camas dos hóspedes dispõem de lençóis feitos de madeira de faia orgânica, uma fibra que está arrefece no verão e aquece no inverno.

Hotel Ranga

Hotel Ranga: Os hóspedes podem optar pelo atendimento Northern Lights
Os hóspedes do Hotel Rangá na Islândia podem solicitar uma chamada para despertar a meio da noite para se dirigir ao exterior para ver as luzes do norte quando aparecem, pois são especialmente visíveis na localização rural do hotel. O hotel tem o observatório mais avançado e centro de astrografia no país: hospeda um telhado roll-off, telescópios computadorizados e um refletor de 18 polegadas (o maior telescópio da Islândia).

 

 

5. INTUITIVE DINING: Jantar Intuitivo
Os consumidores esperam uma adequada personalização, desde as suas preferências sobre o tipo de colchão até o que é servido durante o jantar. As marcas de luxo não dependem mais de dados para poder criar o ambiente perfeito, basta manter o foco no detalhe e uma equipa bem treinada. Assinale o surgimento do Jantar Intuitivo. Em 2018, as marcas de hospitalidade de luxo provam que estão atentas às necessidades dos seus clientes e que acabam com os inflexíveis rituais e menus. Estes estabelecimentos surpreendem os convidados com o que desejam e, alternativamente, conhecem todos os seus caprichos – incluindo onde preferem jantar na propriedade.

Dar Ahlam

Dar Ahlam: O hotel que serve refeições personalizadas em locais únicos
A equipa de 100 pessoas da mansão Dar Ahlam no deserto marroquino nota a disposição dos hóspedes e os níveis de energia para atendê-los com refeições personalizadas. A equipa vai aprendendo sobre as preferências dos hóspedes ao longo da sua estadia e os seus pratos vão sendo ajustados. O Dar Ahlam também leva os viajantes para viver aventuras e serve refeições em locais privados e únicos (como os jardins de Louis Benech) e nunca repetem o mesmo lugar duas vezes.

Ett Hem & Foxhill Manor: Os hotéis oferecem aos hóspedes uma liberdade completa na política de refeições
Ficar no Ett Hem é como ser um convidado na casa particular de alguém. Todas as manhãs, os Chefs decidem o menu do dia e os convidados podem desfrutar do lugar à sua escolha – na estufa, na biblioteca ou na cozinha. Os próprios hóspedes também podem preparar um lanche ou uma bebida na cozinha a qualquer momento, sem restrições. O Foxhill Manor no Reino Unido também segue esta premissa. Todos os convidados são apresentados ao Chef no início da sua estadia. Com base nos ingredientes locais disponíveis, podem facultar-lhe precisos detalhes sobre como querem que a sua refeição seja confecionada (mesmo como gostariam que os vegetais fossem cortados). Os hóspedes também podem servir-se na estação de bebidas e aceder à adega para selecionar o seu próprio vinho.