O Sani/Ikos Group (SIG), grupo de resorts balneares de luxo no Mediterrâneo, e a GIC, empresa investidora institucional global, celebraram uma parceria estratégica na qual a GIC se vai tornar o principal acionista juntamente com a equipa de gestão do SIG. A transação valoriza o Sani/Ikos Group em 2,3 mil milhões de euros. A transação deverá ser concluída no 4º trimestre de 2022, sujeita à habitual aprovação regulamentar.
Sob a liderança dos seus fundadores, Stavros Andreadis, Andreas Andreadis e Mathieu Guillemin, que continuam a ser acionistas significativos, o SIG cresceu do resort familiar Sani na Grécia para a operação de resorts de luxo liderada por proprietário que regista o crescimento mais rápido e maior sucesso no Mediterrâneo. Desde a sua criação em 2015, o SIG expandiu a sua base de ativos e escalou por um fator de quatro com o apoio de investidores “blue-chip”, incluindo fundos geridos pela Oaktree Capital Management L.P., fundos geridos pela Goldman Sachs Asset Management, Moonstone, Florac e Hermes GPE, que venderão as suas participações à GIC como parte desta transação.
Andreas Andreadis e Mathieu Guillemin vão continuar a gerir o SIG como CEOs e Co-Managing Partners, enquanto Stavros Andreadis se tornará Presidente Honorário do Grupo.
A força do negócio do SIG tem sido evidenciada pelo seu crescimento e resiliência, inclusive durante a Covid. Em 2022, as reservas nos resorts do SIG subiram 52% em comparação com 2021 e 57% em comparação com 2019. Tanto os conceitos Sani como Ikos estão a proporcionar uma satisfação excecional aos hóspedes em excelentes propriedades de resorts balneares. A Ikos combinou com sucesso, e de uma forma inovadora, o verdadeiro luxo com o poder do tudo incluído (all-inclusive), tal como ilustrado pelo ranking global #1 alcançado na categoria TripAdvisor’s Traveler’s Choice Best All-Inclusive durante cinco anos consecutivos até 2022.
A nova parceria com a GIC irá reforçar ainda mais os recursos à disposição do Grupo para concretizar o seu plano de investimento a cinco anos de mais de 900 milhões de euros, contribuindo para o apoio às economias locais e para a criação de novos empregos no Mediterrâneo. Neste contexto, Portugal assume-se como um dos países prioritários para a expansão do Grupo, tendo sido já anunciado os planos para abertura de um resort no Algarve entre 2023 e 2025. O Grupo assegurou quatro projetos adicionais (1578 quartos, suites e moradias) para a expansão da marca Ikos na Grécia (Corfu & Creta), Espanha (Mallorca) e Portugal (Algarve), e pretende continuar a desenvolver as marcas Sani Resort e Ikos Resorts na Grécia e no estrangeiro.
O SIG também ganhou reconhecimento entre a indústria pelo seu contínuo compromisso com a responsabilidade social e o futuro de turismo sustentável. O programa Sani Green, lançado em 2008, e Ikos Green, que começou no início da marca, desenvolveram-se ao longo dos anos num programa ESG integrado e galardoado que se concentra na obtenção de resultados ambientais, sociais e económicos positivos.
“Estamos entusiasmados por acolher a GIC a bordo e ansiosos por levar a magia do Sani/Ikos Groups aos convidados de todo o Mediterrâneo e mais além”, disseram Andreas Andreadis e Mathieu Guillemin, CEOs do Sani/Ikos Group. “Nos últimos anos, o Sani/Ikos Group tem percorrido um caminho notável, com investimentos significativos, expansão internacional e forte desempenho financeiro. Isto foi conseguido apesar da pandemia e graças ao apoio dos nossos acionistas, que foram parceiros notáveis, e à nossa gestão e funcionários cuja dedicação e talento não ficam atrás de ninguém na nossa indústria. Podemos agora solidificar a nossa posição de liderança em todo o Mediterrâneo, em benefício dos nossos acionistas, do nosso povo e das comunidades em que operamos”.
Lee Kok Sun, Chief Investment Officer of Real Estate, GIC, disse: “Temos o prazer de ser parceiros do Sani/Ikos Group à medida que continuam os seus esforços para reforçar a sua marca e expandir a sua presença na Europa. Os ativos do grupo estão bem localizados e a equipa é conhecida por proporcionar excelentes experiências de hospitalidade. Acreditamos que este investimento irá gerar retornos resilientes e é uma prova da nossa confiança no sector turístico grego e europeu em geral, a longo prazo”.
Tracy Stroh, Region Head of Europe, Real Estate, GIC, afirmou: “Dada a sua forte marca, acreditamos que o Sani/Ikos Group está bem posicionado para capitalizar o crescimento do mercado de resorts da Europa Mediterrânica. Estamos ansiosos por trabalhar com a equipa de gestão do SIG para acrescentar valor através da valorização dos ativos existentes e da oferta de alojamento atrativo em estâncias turísticas na região”.