Santiago Hotel: Uma verdadeira experiência culinária

Santiago Hotel: Uma verdadeira experiência culinária

Categoria Alojamento, Business

Quando em julho de 2017 o Santiago Hotel reabriu sob a gestão da DHM – Discovery Hotel Management – assumiu-se como uma unidade hoteleira dedicada às experiências de culinária e gastronomia. Localizado próximo do litoral Alentejano, a apenas 17 quilómetros das praias, este hotel pretendia ser uma enorme cozinha, onde os hóspedes pudessem assistir a todos os momentos da confeção dos pratos do seu restaurante À TERRA.

Em 2018 deu-se o passo seguinte. Começou por organizar-se algumas aulas de Cooking para hóspedes e clientes não hospedados e fundou-se a Santiago Cooking Academy – com masterclasses de dois dias onde os participantes podem aprofundar os seus conhecimentos sobre determinado tema gastronómico e ter momentos de interação tanto com os produtos como com o Chef.

Mensalmente é organizada uma agenda que agrega todas essas experiências culinárias: desde fins de semana temáticos na Santiago Cooking Academy até aulas de curta duração – que podem ou não estar incluídas no valor da estadia, mas que estão sempre abertos à participação de pessoas externas.

É possível aprender-se a fazer sobremesas, participar numa aula de smoothies, numa noite à volta do Ofyr (um grelhador de alta performance e design apurado, ideal para cozinhar ao ar livre e para momentos sociais), ou ainda descobrir os segredos por detrás do pão alentejano feito no forno a lenha do hotel.

Também a Carta do Restaurante À TERRA foi repensada para ir de encontro às tradições culinárias regionais. O À TERRA, sob a direção do Chef Daniel Censi, volta-se definitivamente para os produtos Alentejanos, como o porco preto, o borrego, os queijos e enchidos ou as ervas aromáticas, selecionados pela sua qualidade e sazonalidade, numa verdadeira experiência farm to table.

Para além disso a localização privilegiada do Santiago Hotel deixa ainda espaço para escapadelas de cariz cultural – com uma visita à cidade de Santiago do Cacém, ao castelo árabe e às ruínas de Miróbriga – ou para escolher este hotel como destino de Verão, ideal para quem aprecia ambientes naturais de grande beleza e desportos náuticos.

Seja verão ou inverno, o Santiago Hotel Cooking & Nature é uma escolha a ter em consideração e onde as opções de atividades – sejam elas culinárias, de natureza ou cultura – não irão desapontar.